10 Lugares Onde Ver a Aurora Boreal

A Aurora Boreal é um fenômeno da natureza que aparece em diferentes lugares. Confira os melhores destinos para ver esse fenômeno.

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

A Aurora Boreal, também conhecida como “Luzes do Norte”, é um fenômeno visual que ocorre nas regiões polares [tanto sul como norte, embora pouco se fale dela no hemisfério sul, pois a Antártida, onde é possível visualizá-la é pouquíssimo habitada, ainda mais no inverno, época em que ela ocorre por aqui]. Este espetáculo da natureza  ocorre no céu noturno, aleatoriamente, durante os meses de  setembro, outubro, fevereiro e março.

Aurora Boreal circular

As luzes coloridas aparecem no céu bem no cinturão dos pólos do planeta e são difíceis de serem previstas, tanto que quem viaja atrás dela costuma chamar a estadia no lugar de “caçada à Aurora Boreal”, poi muito embora a NASA disponibilize previsões de ocorrência do fenômeno, sabemos que todos tipo de previsão climática pode não ocorrer.

O que é a Aurora Boreal

É um fenômeno natural que ocorre aleatoriamente a partir de explosões solares que liberam partículas e se chocam com poeira espacial formando cores intensas no céu a olho nu. E só é necessário estar em um lugar sem poluição visual, ou seja, luzes de cidade. O ideal é dirigir 20 a 30 km de distância de qualquer cidade polar onde esteja hospedado e ficar esperando, ela pode durar de 5 minutos a várias horas e pode simplesmente desaparecer e reaparecer de 30 a 60 minutos depois.  Ah, você também não conseguirá visualizar o fenômeno em dia de céu nublado, só no céu limpinho de uma noite gelada.

Noruega

O país está situado acima do Círculo Polar Ártico, no norte da Noruega é possível ver intensamente a presença das Auroras Boreais, que chegam sempre no fim dos dias de verão. O espetáculo é apreciado de perto pelos turistas, sendo a maior atração da cidade, por lá, elas costumam ocorrer entre 21h e 23h.

Na Noruega, situa-se a “capital mundial da Aurora Boreal”, a cidade de Tromso, que se localiza exatamente sobre o círculo polar e tem mais de 70 mil habitantes, além de ser um dos polos universitários do país e possuir infra-estrutura de hotéis, pubs, bares e restaurantes para receber os caçadores das Luzes do Norte. Outra vantagem da cidade é o clima: na época do aparecimento do fenômeno, a temperatura mais baixa chega a 10 graus negativos, o que na Noruega, para a época do ano, é um clima ameno, tendo em vista que em outras regiões, a temperatura chegaria a -20 graus.

aurora rosa

Suécia

Um bom lugar para apreciar o fenômeno climático é o vilarejo de Abisko, na Suécia, onde o microclima é sempre ideal para a visibilidade da Aurora. Durante o intenso inverno no Parque Nacional de Abisko, você pode acompanhar esse show de luzes no céu muito facilmente.

Finlândia

Dentro da Finlândia mais precisamente no norte do país, nas cidades de Luosto, é possível acompanhar esse fenômeno. Lá, com o céu noturno claro é possível enxergar a Aurora Boreal, principalmente nos arredores da cidade de Nellim, onde é vista bem de perto.

Islândia

Além de acompanhar as auroras boreais, na Islândia você ainda tem vulcões, gêiseres e geleiras que podem agradar aos turistas. A Aurora Boreal por lá, é mais comum no inverno intenso. Próximo à capital, no Parque nacional Pingvlir, que possui altas planícies, também é possível acompanhar esse fenômeno.

aurora multicolor

Alasca

O Alasca é uma região selvagem dos EUA e extremamente fria, além de possuir numerosas atrações para turistas, e ainda é um ponto de observação da Aurora Boreal, principalmente durante o inverno. Mas, para ter o contato visual com esse fenômeno, é preciso escapar para as áreas mais remotas, como é o caso do Parque Nacional de Denali, onde elas são frequentes.

Canadá

Devido às grandes áreas de preservação ambiental do Canada, é possível observar e acompanhar de perto a presença da Aurora Boreal, principal na parte superior de Ontário, que fica ao norte do país. O Território de Yukon, que fica próximo ao Alasca, também é um ponto ideal para acompanhar esse fenômeno.

Groenlândia

A Groenlândia é um destino muito visitado por pessoas que gostam de aventura, mas além disso pode ser bem interessante para quem deseja acompanhar as aparições da Aurora boreal. Por mais que o fenômeno seja visto em quase todo o território, os locais do sul e leste da Groenlândia são onde elas aparecem mais.

Escócia

Na Escócia, principalmente nas ilhas britânicas, devido ao seu clima cinzento é quase impossível ver esse fenômeno. Contudo, devido às raras noites de céu claro, os turistas têm boas chances de acompanhar esse fenômeno, principalmente em Aberdeen e na Ilha de Skye.

aurora boreal

Rússia

Não é muito fácil encarar as noites geladas da Rússia, porém todo esse frio pode ser recompensado com a visão dos fenômenos das auroras boreais. Elas são mais visíveis, principalmente no noroeste do país, na península de Kola, um dos pontos mais populares russos para acompanhar esse fenômeno.

Ilhas Faroe

Entre o Mar da Noruega e o Atlântico Norte é possível encontrar as Ilhas Faroe, é que um arquipélago dependente da Dinamarca. Devido ao seu clima, essas ilhas são pontos interessantes para acompanhar as auroras boreais, por lá elas são bem constantes.



Comente!




*Campos obrigatórios