Assis

A terra de São Francisco de Assis tem um clima sagrado e medieval entre suas ruas e castelos

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Europa

A cidade de Assis, na região da Umbria, no centro do país, não é o destino italiano mais procurado entre os turistas, mas seus segredos ainda arrastam milhares de viajantes a conhecer o local onde nasceu São Francisco de Assis, em 1182. Com cerca de 27 mil habitantes apenas, Assis é aconchegante e carrega muita História.

O que fazer em Assis

Local de nascimento de um dos santos mais populares entre os cristãos, a cidade atrai principalmente religiosos e amantes de História. Uma das atrações turísticas mais procuradas na cidade é a Basílica di San Francesco, erguida em homenagem ao santo e declarada como patrimônio mundial. A cidade é também berço da Ordem dos Franciscanos, grupo de seguidores formados por Francisco a partir de suas peregrinações.

Basílica di San Francesco

Basílica di San Francesco

A linda basílica atrai não só por sua bela arquitetura, mas também por todo o complexo religioso que se ergueu a sua volta. Hoje em dia, é possível visitar por ali, dezenas de obras de arte, afrescos e outras relíquias. Além disso, o roteiro se completa ao visitar a área dedicada aos objetos pessoais de São Francisco de Assis, como sandálias, túnicas e algumas de suas obras.

Santa Clara de Assis também é outro nome procurado pela cidade. Discípula Francisco, a peregrina foi líder da Ordem das Clarissas. Em sua homenagem, não deixe de incluir em seu guia de viagem, uma passada à Basílica di Santa Chiara, construída no século XIII. A igreja de Duomo di San Rufino também merece uma visita. O local abriga a fonte onde Francisco e Clara teriam sido batizados.

A casa do santo também é um dos pontos turísticos em Assis mais procurados. A igreja de Chiesa Nuova foi construída no século XVII exatamente onde se localizava sua casa. Para completar seus passeios pelos locais históricos da cidade, visite o Santuário di San Damiano, local onde a História conta que São Francisco havia conversado com Deus.

Com um clima todo medieval, a cidade de Assis transborda isso em sua arquitetura e ruas. Dois belíssimos castelos medievais merecem estar em seu guia turístico. Rocca Maggiore é o nome dado ao maior deles, com um aspecto intimista que encanta seus observadores. O segundo, menor, tem apenas algumas de suas partes abertas ao público.

Rua Medieval na cidade de Assís - Itália

Rua Medieval na cidade de Assís – Itália

Para quem gosta de naureza, Assis também é um ótimo destino. Muito arborizada e cheia de praças, a cidade cultiva essa característica, carregada desde os tempos de São Francisco de Assis, defendor da natureza e dos animais.

Dicas de Turismo em Assis

A cidade é pequena e, por isso, circular por lá não é uma tarefa difícil. Abuse dos passeios feitos a pé, mas esteja pronto para caminhar por ruas de pedra com subidas e descidas. A cidade conta também com uma linha de trem, com a estação localizada próxima a praça Dante Alighieri.

Aos turistas que gostam de gastar com compras, a cidade oferece muitas lembrancinhas do local. Em sua maioria, artesanatos religiosos e históricos, além de cartões postais de seus pontos turísticos. Viajar à Assis é ter a certeza de encontrar um clima sagrado, cheio de segredos medievais e muita fé. Faça as malas e descubra mais sobre Assis. Boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios