Blumenau

Uma deliciosa cidadezinha de Santa Catarina, que transpira cultura alemã e ferve com a maior festa da cerveja do Brasil

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Por alguns minutos você pode achar que está na Alemanha. Arquiteturas que lembram a do país, gastronomia típica e muita cerveja é o que você encontrará em Blumenau, no estado de Santa Catarina. A cidade encanta qualquer um que decide conhecê-la. Com um clima gostoso e muito charme, colônias alemãs e italianas dão o tom especial à cidade.

O que fazer em Blumenau

A cidade, apesar de pequena, reúne ótimos e curiosos museus para visitação. O Museu da Água conta todo o seu processo de purificação. O Museu da Família Colonial mostra objetos, roupas, móveis e toda a história dos primeiros moradores imigrantes da cidade. O Museu de Ecologia Fritz Muller, estudioso conhecido como amigo de Darwin, mostra interessantíssimos estudos e cartas do homem que revolucionou a ciência. Mas é o Museu da Cerveja que ganha mesmo a atenção dos turistas que vão até ali. Uma das principais atrações turísticas da cidade, o museu mostra todo o processo artesanal de fabricação da bebida com instrumentos modernos e outros muito antigos.

Para quem gosta da natureza, Blumenau oferece bons parques para fazer uma caminhada. Inclua em seu roteiro uma visita até o Parque Ecológico Spitzkopf, com cachoeiras e piscina natural, ao Parque das Nascentes, com muitas trilhas e ao Parque São Francisco de Assis.

Acredite-se quiser: a cidade conta com um Cemitério de Gatos. O local, apesar de curioso, também está entre os pontos turísticos de Blumenau e merece ser visitado. Com uma história curiosa da dona que enterrou seus felinos, a homenagem está bem preservada e atrai a curiosidade dos visitantes da cidade.

Blumenau

A cultura dos imigrantes está por toda parte de Blumenau. Quanto o assunto é turismo histórico, inclua em seu guia de viagem uma visita até o centro da cidade, que conta com a Prefeitura Municipal, Réplica da prefeitura alemã de Michelstadt. Visite também a Ponte de Ferro sobre o Rio Itajaí, local de belíssima queima de fogos no Ano Novo, a Diocese de Blumenau, o barco Vapor Blumenau 2, a locomotiva Macuca, exposta em frente à prefeitura e o Parque Vila Germânica, espaço onde acontecem as principais festas da cidade.

Se a cultura está espalhada por lá, a gastronomia também está. Para seu guia turístico ficar completo, experimente o Marreco Recheado, prato típico alemão. Para acompanhar, um bom chope ou uma gelada cerveja entre as marcas mais variadas. A região também é polo têxtil, o que oferece aos turistas boas opções de compras de malhas diretamente das fábricas.

Oktoberfest

É em outubro que a cidade de Blumenau ferve. Com mais de 15 dias de festa, a Vila Germânica se prepara para receber mais de 500 mil visitantes de todos os lugares do mundo. Inspirada na maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest da Alemanha, Blumenau oferece muita degustação de cervejas e chopes, músicas, danças e roupas típicas, bandas ao vivo, e concurso de Rainha e Tomador de Cerveja oficial. Tudo isso cercado de muita gente bonita e animada. Segundo os organizadores, são quase 400 mil litros de cerveja, entre artesanais, nacionais e importadas, consumidos durante os dias da Oktoberfest de Blumenau.

Oktoberfest, Blumenau

Se você prefere fugir do clima de festa, outros passeios podem ser feitos na região. Aproveite para viajar até as cidades vizinhas, como Balneário Camboriú, para quem quer curtir a praia, Brusque, ótima opção para compras de malhas e roupas pra cama, mesa e banho, e Pomerode, uma cidadezinha conhecida como A Cidade Mais Alemã do Brasil. Com todas essas dicas de turismo em Blumenau nas mãos, é hora de preparar as malas. Não se esqueça do seu caneco de chope e boa viagem!



1 comentário

  1. Vanessa

    essas cidades sao maravilhosas !!

Comente!




*Campos obrigatórios