Festivais Gastronômicos pelo Brasil

O Brasil possui ótimos festivais gastronômicos interessantes para os viajantes. Confira os principais para você conhecer.

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

Antigamente, conhecer novos cardápios, era uma atividade reservada a viagens no exterior, pois apenas chefs internacionais dominavam a gastronomia. Atualmente, os viajantes  brasileiros de maior faixa etária e poder aquisitivo planejam suas viagens incluindo nelas um roteiro gastronômico para conhecer a comida local. A culinária ganhou mais atenção em terras tupiniquins depois que o Restaurante D.O.M, do chef brasileiro Alex Atala, ganhou classificação top 4 no guia de melhores restaurantes do mundo da revista britânica Restaurant. Este fato mudou o status do Brasil em relação à culinária internacional, abrindo o campo do turismo gastronômico para o país.

Você também é um turista que aprecia boa comida? Então veja os principais festivais que ocorrem no Brasil, e aproveite ainda mais sua viagem.

Serra Gaúcha

festival serra gaúcha

No primeiro semestre de 2014, você poderá curtir um festival gastronômico na Serra Gaúcha chamado Bento em Vindima, promovido pela prefeitura de Bento Gonçalves, que ocorre no período de colheita de uvas, evento que movimenta o turismo em toda a região. Bento Gonçalves fica localizada a cerca de 128 quilômetros de Porto Alegre, e tem muitas boas opções de restaurantes mesmo fora da época do festival, incluindo os que se localizam dentro das vinícolas.

Você não pode deixar de visitar as famosas vinícolas Casa Valduga e Miolo, que promovem nessa época alguns cursos de jantares e degustações especiais para visitantes. Além da tradicional brincadeira de amassar as uvas com os pés, que sempre diverte os turistas da serra gaúcha.

Belo Horizonte

comida de boteco

Em Belo Horizonte, ocorre o festival “Bar em Bar” de comidas típicas de boteco, são concursos muito disputados pelos restaurantes e bares locais, mas nessa competição, quem sai ganhando é o cliente, pois durante o festival, os preços das iguarias ficam mais populares. O “Bar em Bar” acontece há mais de 12 anos no mês de novembro, e a cada edição, mais aprimoradas ficam as receitas dos bares locais.

frutos do mar frescos

Nesta disputa, os cozinheiros devem, cada qual,  promover o seu prato para o público dos bares, e cada bar fica com seu prato especial na disputa. E se você é realmente apaixonado por Gastronomia, também vale dar um pulo à Tiradentes, onde ocorre o festival de cultura e gastronomia mineiro.

Porto Seguro

Em Porto Seguro acontece um dos mais famosos festivais gastronômicos do país, que é o da Costa do Descobrimento. Deste festival, participam dezenas de restaurantes localizados entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda com pratos temáticos pois a cada festival, o tema do evento muda trazendo chefs nacionais e internacionais para a competição, alguns inclusive, estrelas do guia Michelin. O festival é bienal e ocorre na segunda quinzena de julho.

Degusta Búzios

frutos do mar

Esse festival praiano é um dos mais visitados dentro do Brasil em relação a gastronomia e já completou mais de uma década de muito sucesso. Búzios, que fica a aproximadamente 170 quilômetros da Capital Rio de Janeiro, é o local ideal para os turistas que procuram bons cardápios com ingredientes frescos e também um passeio tranquilo. São em média mais de 50 restaurantes participantes, que trazem pratos especialmente feitos para a temporada, normalmente baseados em frutos do mar, uma das maiores riquezas da região. O que chama bastante atenção são os preços, o prato mais caro custa em média R$ 15, composto de entrada, prato principal e sobremesa, o que torna a viagem mais acessível.

Existem ainda pelo menos mais três festivais gastronômicos no Brasil, mas os eventos acima citados são os que recebem maior público.



Comente!




*Campos obrigatórios