Maiores Festivais Gastronômicos do Brasil

Conheça os festivais de culinária brasileira mais famosos

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

O Brasil tem se destacado no quesito gastronomia nos último anos. Desde que o restaurantèr Alex Atala figurou entre os 5 melhores restaurantes do mundo com sua cozinha molecular de desconstrução de pratos típicos da nossa culinária, o mundo voltou os olhos não apenas  para o seu D.O.M., como todo o cenário gastronômico tupiniquim.

E se você acha que apenas de feijoada e caipirinha se trata a gastronomia brasileira, está muitíssimo enganado, como um país que teve diversas nacionalidades misturadas na sua colonização, cada pedaço do Brasil tem a sua culinária característica. Essa diversidade cultural fica muito visível nos festivais gastronômicos do país, inclusive, que abriga um dos maiores festivais do mundo. Conheça e se encante com os maiores eventos de gastronomia do Brasil, e quem sabe, passe por lá para provar e conhecer mais desse “país de dimensões continentais”.

Petrópolis Gourmet

Criado em 2001, esse festival já aparece como um dos mais importantes da cena gastronômica brasileira. Ele possui diversos temas escolhidos em cada edição, e que serão considerados e desenvolvidos por todos os participantes. Os restaurantes envolvidos no festival se esforçam a cada ano para conseguir alcançar a excelência gastronômica, criando e recriando pratos que trazem tradição, reforçam a nossa cultura e modernizam a cozinha por todo o país.

O festival ocorre tradicionalmente em novembro, durante 10 dias, no centro histórico da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e tem um cunho social muito importante, já que a suas atividades possuem ligação direta com diversas instituições com trabalho social. Entre as principais atrações encontram-se um Mercado Gourmet, onde os pratos e receitas preferidas podem ser compradas e levadas para casa pelos visitantes, o Espaço Degustação, que oferece pequenas porções de grande delícias aos visitantes, e a já conhecida feira de artesanato, que encanta os turistas e promove os artistas locais. No site do evento, você poderá ter mais informações e a programação completa.

Brasil Sabor

Como um festival diferente e descentralizado, o Brasil Sabor é considerado maior evento gastronômico do planeta. Ele conta com uma lista enorme de restaurantes participantes distribuídos por muitos estados do Brasil, que obedecem à agenda do evento criando um prato especial para o mesmo, que concorre ao prêmio de prato do ano. O festival ocorre em maio, tradicionalmente, e possibilita que os comensais desfrutem dos pratos cadastrados no festival a preços promocionais, uma grande oportunidade para conhecer melhor da cultura local traduzida na comida.

Toda a programação e os restaurantes participantes do festival estão disponíveis no website do evento, onde se pode encontrar cada prato que participará. A ideia é que os turistas que já tenham planos de viajar e os moradores de cada cidade participante possam aproveitar pratos especiais a preços promocionais, como um incentivo á cultura gastronômica e ao turismo em cada lugar.

pastéis brasileiros

Restaurant Week

Esse evento ocorre no mês de março, em diversas cidades de todo o mundo, em uma co-participação entre restaurantes e organizações ligadas à gastronomia e ao turismo. O evento já movimenta turistas por todo o mundo e cobre um aumento de receita nas cidades-sede, crescendo dessa forma a cada ano. O evento foi criado em 1990 em Nova York, nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 2007, e hoje já são 20 cidades participantes, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba e Recife.

A ideia apresentada nas duas semanas do evento é trazer os pratos típicos de cada país e cidade de forma acessível aos turistas, através de uma promoção publicitária e da redução relativa de preços. Isso com certeza é um grande incentivo tanto para o turismo quanto para a gastronomia por todo o mundo. Para mais informações, acesse a página do evento.

Comida Di Buteco

cerveja e petiscos

O “Comida di Buteco” é um evento que começou pequeno e hoje é um dos principais festivais gastronômicos do país e acontece nos meses de abril e maio. Ele reúne em uma competição sadia e deliciosa diversos botecos e restaurantes de vários estados do país, hoje são cidades de São paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e Amazonas na disputa pelo petisco perfeito. Diversos estabelecimentos já participam e cadastram seus pratos, mas na verdade quem ganha essa competição são mesmo os turistas e frequentadores desses locais, que experimentam as melhores versões dos pratos típicos elaborados por chefs de todo o país. Para acessar todos os restaurantes que fazem parte do evento e a programação completa, acesse o site do Comida di Buteco.



Comente!




*Campos obrigatórios