Ouro Preto

Uma das cidades históricas mais importantes do Brasil reúne também muita cultura e festividade no ano todo

Guia de viagem para Ouro Preto por Rodrigo Junior na categoria: América do Sul

Suas ladeiras escondem incríveis histórias da trajetória brasileira e, por isso, Ouro Preto, em Minas Gerais, é considerada uma joia entre todas as cidades históricas do país. Apesar de pequena e antiga, o município de Ouro Preto não tem nada de pacato. A cidade hoje é centro universitário, abriga mais de 70 mil pessoas e tem festa pelo ano todo.

O que fazer em Ouro Preto

Respirando tanta cultura e História em suas ruas, não há como viajar até Ouro Preto e não passar por seus pontos históricos. Não são poucos! A cidade carrega muita importância em cada casa ali construída. O Museu da Inconfidência é um desses lugares. O espaço, que já foi uma cadeia, hoje retrata objetos, cartas e documentos sobre a Inconfidência Mineira. O museu localiza-se na Praça Tiradentes, outro ponto muito simbólico da região.

Ouro Preto

Além dele, outros museus merecem ser visitados na cidade. O Museu do Oratório exibe a vida religiosa das famílias mineiras da época. O Museu do Aleijadinho, outro local que deve ser visitado, reúne incríveis obras do artista feitas em pedra-sabão. A Casa dos Contos, no centro da cidade, une em um só lugar diversos fatos importantes para a história brasileira. Ali estão o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco, a Agência da Receita Federal de Ouro Preto, a exposição sobre a mineração no Brasil e uma senzala.

Entre as principais atrações turísticas da cidade mineira está a Mina da Passagem. A mina é considerada a maior aberta no mundo e pode ser visitada. Ao descer mais de 100 metros de profundidade, um incrível lago pode ser visto lá embaixo. Além desse passeio, não deixe de incluir em seu roteiro a viagem de Maria Fumaça, que liga Ouro Preto à cidade vizinha, Mariana.

Ouro Preto

Até mesmo os menos religiosos admitem uma visitinha às igrejas da cidade, por reconhecer sua importância histórica e cultural e a beleza em suas arquiteturas. As igrejas são os principais pontos turísticos de Ouro Preto e não podem ficar de fora. A Matriz de Nossa Senhora do Pilar é uma das mais procuradas, por também contar com o Museu da Arte Sacra. A igreja é toda banhada a ouro. A Igreja de São Francisco de Assim também é uma das preferidas, esculpida em vários pontos pelo artista Aleijadinho.

A Matriz Nossa Senhora da Conceição é onde estão os túmulos de Aleijadinho e seu pai, já a igreja de São Francisco de Paula está localizada em um alto ponto, oferecendo uma incrível visão da cidade. Os passeios não param por aí, são diversas igrejas, uma mais diferente e bonita que a outra, para visitar.

Ouro Preto

Depois de andar tanto, a noite de Ouro Preto também te espera para se divertir. Com mais de cinco mil universitários na cidade, os estabelecimentos como bares e casas noturnas ganharam espaço. Além deles, ótimos restaurantes estão espalhados, para saborear a deliciosa e típica comida mineira. Para agradar aos turistas, há também cozinhas de todos os estados e países. Não deixe de provar também as cachaças da região.

Na hora de ir às compras, Ouro Preto é um prato cheio para quem gosta de esculturas e pinturas para decorar sua casa. Há diversos ateliês pela cidade com os mais variados preços. Pelas ruas ainda é possível encontrar feirinhas e artistas autônomos tentando vender seus trabalhos. A escultura em pedra-sabão é um dos símbolos do artesanato local. Além disso, as joias ainda têm espaço na cidade, que mantém a tradição do ouro e de pedras preciosas.

Ouro Preto

Festivais e Comemorações

Antes de viajar à Ouro Preto, é importante dar uma olhada na agenda da cidade e anotar em seu guia de viagem quais as festividades estarão pelas de lá para escolher quando ir, de acordo com a sua intenção. Logo no começo do ano, no carnaval, a cidade pára para receber dezenas de blocos. Os milhares de foliões locais e que chegam invadem as ladeiras e não têm hora para acabar de pular. Hoje, a cidade é uma das mais procuradas do país para curtir o Carnaval.

Em abril, na Semana Santa, e em junho, no feriado de Corpus Christi, a cidade é tomada pelas festividades religiosas, com muitas procissões e homenagens. É também em junho que o município sedia a Mostra de Cinema de Ouro Preto. No mês de julho, o Festival de Inverno ganha espaço, com shows, apresentações e muitas atividades. O mesmo acontece na semana de aniversário da cidade, de 1º a 8 de julho. Em setembro, o festival Tudo é Jazz passa a ser o evento da vez e em o Fórum de Letras e a Semana do Aleijadinho agitam as ruas.

Ouro Preto

Dicas de Turismo em Ouro Preto

Tenha sempre em seu guia turístico algumas dicas importantes para a sua viagem. Por lá, não se esqueça de se alimentar bem e beber muita água. A maioria dos pontos turísticos será visitada a pé e para isso é preciso subir e descer muita ladeira! As ruas são estreitas e normalmente de mão única, o que dificulta o tráfego de quem realmente não conhece bem a cidade. Quando for necessário ir até mais longe, opte pelos táxis.

No verão, a cidade é quente e marcada pelas chuvas. Os termômetros costumam marcar mínimas de 16°C e máximas de 29°C. Já no inverno, a temperatura cai bastante, podendo chegar a 10°C. Confira qual a melhor época do ano para o seu gosto.

Ouro Preto não possui aeroporto, portanto, para quem vem de longe, é em Belo Horizonte que acontece o desembarque. A cidade está localizada a 100 quilômetros da capital mineira e esse trajeto pode ser feito por companhias de ônibus. Há ainda quem opta por ir de carro de São Paulo ou Espírito Santo.

Com todas as dicas anotadas, monte seu roteiro e boa viagem!

Esperamos que tenha gostado das dicas de turismo para Ouro Preto e os roteiros para o local. Para outras localidades navegue através do Guia da Viagem.

Comente!




*Campos obrigatórios