Pantanal

Atrativos exóticos sempre faze parte de um roteiro de viagem interessante e divertido, por isso vale a pena experimentar essas novas emoções.

Guia de viagem para Pantanal por Rodrigo Junior na categoria: América do Sul

A região tem 250 mil Km², é constituída de uma espécie de selva alagada e seu nome é muito complexo, pois se trata de uma região onde existem mais de um pantanal sendo assim sete ao todo, divididos em duas partes: O Pantanal do Sul ou Pantanal Maior no Mato Grosso do Sul, e o Pantanal Norte, também chamado de Pantanal Amazônico no Mato Grosso, que se localiza na Amazônia Legal.

pantanal

Característica da Região

O clima da região é muito úmido tanto no verão quanto no inverno, devido a evapotranspiração da água acumulada no solo, que tem a sua maior parte arenosa e cheia de pastagens nativas, as paisagens são incríveis e muito exploradas por turistas do mundo todo.

Durante a tarde, o céu do Pantanal encanta a todos com tonalidades douradas, por isso muitas pessoas preferem navegar pelos rios neste momento, e o Cuiabá é uma ótima opção, e uma forma de ficar mais íntimo da natureza e belezas da região.

A região é constituída basicamente de cerrado, chaco e floresta amazônica nos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que fica nas fronteiras com Paraguai e Bolívia.

As aves da região também são a arca registrada, como a Tuiuiú que é o símbolo do Pantanal, que chega a medir 1,60 metros de altura, e também arara azul e o colhereiro que podem medir quase um metro. Além disso, o Pantanal possui uma variedade muito grande de animais nativos que vivem na região e são uma atração para quem visita os locais, entre alguns podemos citar as imensas sucuris que chegam a medir mais de 4 metros de comprimento, ou os enormes jacarés, o jaú e a onça pintada.

O turista que visita o Pantanal deve esperar uma viagem muito selvagem, onde o despertador é substituído pelos barulhos dos pássaros ou pelos sons dos cavalos

Principais Pontos Turísticos

Dois terços da região pertencem ao Pantanal do Sul, onde se encontram a Nhecolândia, que é conhecida como o paraíso das águas, e as cidades responsáveis por hospedagem e infraestrutura para os turistas que são Miranda, Aquidauana e o Porto Murtinho.  Para chegar até lá, o turista terá que passa por Campo Grande e por Corumbá.

Atrativos

Sua estadia na região do Pantanal, será sem dúvidas, muito divertida, pois ali acontecem as melhores festas muito tradicionais como a de São João de Corumbá, que começa com uma procissão que via até o rio Paraguai, depois vem a festa com danças de mascarados, com figurinos muito exóticos. Em Poconé no Mato Grosso, podemos citar três eventos que são muito tradicionais, que são: A folia dos mascarados que acontece durante o mês de fevereiro, a festa de São Benedito por volta do mês de julho e o festival folclórico do Pantanal que acontece sempre no mês de agosto.

jacaré no pantanal

As festas são muito semelhantes as juninas com danças de quadrilhas e comidas típicas, sendo que nesses movimentos, geralmente os dançarinos são todos homens.

Além dessas festas típicas, outros eventos se destacam na região, como o festival da pesca e Cáceres que acontece em setembro, e o festival da pesca esportiva que acontece em outubro na cidade do Corumbá, que são os eventos que desfrutam dos recursos naturais da região do Pantanal, e atraem muitos locais e turistas do Brasil e do mundo inteiro, sendo assim uma opção de entretenimento que com certeza irá deixar muito mais agradável a sua viagem.

Esperamos que tenha gostado das dicas de turismo para Pantanal e os roteiros para o local. Para outras localidades navegue através do Guia da Viagem.

Comente!




*Campos obrigatórios