Principais Vinícolas do Rio Grande do Sul

A rota de vinícolas gaúchas pode ser encantadora, conheça as principais e faça seu roteiro

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

Quem é que não gosta de um bom vinho? Acompanhado de uma deliciosa receita com massas, em dias frios, em frente à uma lareira, com a companhia certa, ou sozinho, ele sempre cai muito bem. E no Brasil existem muitas vinícolas importantes por produzir vinhos perfeitos, para todos os gostos e todo o tipo de bolso, e no Rio Grande do Sul em especial, é onde se situa a maioria delas, por isso, não deixe de visitar o estado se você é um amante de vinhos e está à procura de um roteiro que te leve diretamente à eles.

vinho

Miolo

Essa empresa produz mais de 100 rótulos de produtos, que são espalhados para diferentes regiões do Brasil e de países como Argentina, Chile, Espanha e Itália, sendo assim a maior exportadora de vinhos brasileira, e ainda fica entre as três melhores produtoras de espumantes. Uma verdadeira líder de mercado é a empresa Miolo e suas maravilhosas vinícolas, que se situam em diversas localidades no Rio Grande do sul, um verdadeiro sucesso.

Chandon

Outra empresa gaúcha, que produz vinhos de ótima qualidade, que também são fabricados em outros países como Austrália, Argentina e Califórnia, uma empresa especializada em espumantes de luxo, que tem crescido muito no mercado deste ramo, que pode ser visitada, e como todas as outras, também oferece degustações dos produtos da casa, algo muito divertido de se vivenciar.

Salton

Vinícola fundada pelo italiano Antonio Domenico Salton, e possui mais de 100 anos de história. Situada na cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, a empresa foi finalmente formalizada pelos filhos de Antonio, e se dedicaram tanto, que hoje Salton leva um grande reconhecimento, sendo uma das maiores e melhores vinícolas do país, e comemora muito por ser familiar e 100% brasileira pelo fato de que já está sendo administrada pela terceira geração da família, sem dúvidas, a visita em Salton pode ser muito inspiradora e agradável, um verdadeiro tour da história do vinho.

Aurora

Muito premiada em concursos internacionais, também é considerada uma das maiores vinícolas do Brasil, e também leva em sua história a caminhada longa dos imigrantes italianos que chegaram no Rio grande do Sul a mais de 100 nos atrás. Quem visita Aurora, participa de degustações de produtos da casa e exibições audiovisuais que contam todo o trajeto da empresa.

Outros Destaques

As vinícolas sempre são uma alternativa muito bacana para uma viagem, e para os amantes de vinho, nunca é demais escolher um roteiro onde se pode visitar todas elas, e algumas que devemos citar também são: A Casa Valduga e seu divertido ecoturismo, a Cave da Pedra e sua arquitetura medieval, a Almaúnica e seu acesso um tanto selvagem, A Vallontano e seu agradável café, o ótimo vinho do Don Laurindo, a Marco Luigi e sua produção de vinhos limitada muito seletiva e muitas outras como Pizzato, Cave de Amadeu e Don Giovanni.

vinícolas

Todas se situam principalmente em Bento Gonçalves, que deve ser considerado o centro de reprodução dos melhores vinhos do país, e verdadeiramente deve estar dentro de seu roteiro de viagem à procura de vinícolas importantes no país.

Comente!




*Campos obrigatórios