São Luís

Cada cidade guarda suas histórias de maneiras diferentes que devem ser exploradas da melhor maneira possível, uma experiência para uma vida toda.

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Esta é a capital do Maranhão, fica bem pertinho do Amazonas, e foi fundada por franceses, além disso São Luís também possui a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina, suas histórias encantam os turistas, que não se cansam de visitar essa cidade surpreendente.

Destaques da Cidade

Embora não muito conservadas, as fachadas dos casarões do centro histórico lembram muito o passado da cidade, muito bonitos, são enfeitados por ladrilhos provenientes da própria metrópole.

O que ajudou a moldar as estruturas do centro histórico, foram as influências de portugueses, espanhóis, franceses e holandeses, o que hoje em dia faz do local um verdadeiro protetor da história e herança cultural de São Luís. São mais de 4 mil imóveis, e a maioria deles são reconhecidos pela Unesco como patrimônio Cultural da Humanidade, um verdadeiro orgulho para a cidade.

São Luís

A cidade, que também é conhecida como a ¨Ilha do Amor¨, também possui características modernas, através da Avenida dos Holandeses e também pelos bares que existem na charmosa lagoa da Jansen, onde tudo é muito inovador.

Gastronomia

Em São Luís, um dos principais pratos oferecidos é a típica Maranhense, que na cidade recebe toques diferentes, que integrada ao arroz, o prato ainda acompanha peixes e frutos do mar.

A torta de camarão também é muito típica por ali, e é um tipo de omelete muito delicioso, que combina muito bem com sobremesas também de São Luís, que são os cremes de frutas regionais como o bacuri e o cupuaçu, que são verdadeiros doces maravilhosos.

A bebida muito popular na cidade é o guaraná de Jesus, que tem sabor de tuti-fruti e cor rosada, muito comum e muito consumida pelos ludovicenses.

Serviços Importantes

A maioria dos hotéis e restaurantes ficam nos bairros Ponta D’ Areia, Renascença I e II e calhau, e embora sejam muito fáceis de se encontrar, os turistas se sentem um pouco perdidos as vezes pelo fato de que as ruas não possuem numeração.  A maioria dos bairros são interligados pela Avenida dos Holandeses, o que facilita muito circulação pela cidade.

Ao cruzar a Ponte José Sarney, logo se encontra todo Centro Histórico, onde o turista poderá desfrutar da maioria das atrações mais interessantes da cidade, porém evite ir nas segundas, pois quase sempre se encontra fechado neste dia da semana.

Nos fins de semana, quando os comércios estão fechados, as ruas podem ser menos seguras, por isso evite circular muito nesses dias, quando a cidade fica um pouco mais vazia.

Diversão

Além de ser capital do Maranhão, São Luís também é a cidade do Reggae, e o dia do Regueiro chega até a ser uma data oficial, que é no dia 5 de setembro, que acontece em meio a véspera do aniversário da cidade que acontece no dia 8 de setembro, que é quando acontecem as festas e comemorações importantes.

O ponto de partida para os turistas normalmente é a rua Portugal, no bairro Praia Grande, que é uma antiga zona portuária, e abriga edificações muito interessantes de se admirar de longe e por dentro, que são a Casa de Nhozinho e o Museu de Artes Visuais. E logo depois de uma esquina, você poderá estar conhecendo o mercado Casa das Tulhas, que fica n rua da Estrela, muito normalmente visitado também.



Comente!




*Campos obrigatórios