Siena

Muita história, arte e conhecimento em Siena, uma pequena e charmosa cidade italiana

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Europa

Intitulada como patrimônio da humanidade pela UNESCO, a cidade de Siena, na Itália, carrega não só uma bagagem histórica, mas também artística. Localizada na província de Toscana, a cidade tem um pouco mais de 50 mil habitantes, traz ares de mais de 800 anos atrás, mas não deixa de sempre ter uma nova atração aos turistas.

O que fazer em Siena

Uma das principais atrações turísticas de Siena é, na verdade, um evento. O “Palio”, corrida a cavalo sem sela, acontece duas vezes por ano, sempre no verão e atrai turistas de todos os lugares da Europa e do mundo. Siena também costuma ser sede de festivais, como o Festival de Jazz, também no verão, e o Festival de Cinema, normalmente no meio do outono.

São diversos lugares históricos para incluir em seu roteiro. Entre os pontos turísticos em Siena mais procurados está a universidade da cidade, famosa por ser uma das instituições públicas mais antigas da Itália e forte polo de estudo em direito e medicina.

Praça Central Siena

Praça Central Siena

Caminhar por Siena é se sentir na era medieval. Suas ruas largas e de pedras são paisagens inesquecíveis. O Palazzo Pubblico e o Museu Cívico, na Piazza del Campo dão uma verdadeira aula de história para quem te visita. Além de belas obras de arte expostas no museu, entenderá mais sobre a política da época e poderá subir até a Torre Mangia, para ver a cidade lá do alto. A própria Piazza del Campo é ponto turístico obrigatório em seu guia de viagem. Aproveite o espaço e as mesas de bares que estão por ali para saborear um bom vinho da região.

A Piazza del Duomo, onde está o Duomo da cidade também merece estar em seu guia turístico. Sua arquitetura é incrível não só por fora, mas também por dentro, além de carregar tesouros históricos. Perto dali está a Spedale di Santa Maria della Scala, um antigo hospital que acabou por se transformar num complexo de museus e obras de arte.

A cidade também tem em seu território diversas igrejas, com as mais variadas formas e arquiteturas para quem gosta de observar esse tipo de construção. Entre as mais famosas estão a Basilica dell’Osservanza, a igreja de Santa Maria dei Servi, de San Domenico, de San Francesco, de Santo Spirito e de San Martino. Para os mais religiosos, esses passeios podem ser muito emocionantes. Visite também o Museo dell’Opera del Duomo, erguido uma construção não acabada de uma catedral, que traz ótimas peças antigas de óperas.

Catedral de Siena

Catedral de Siena

Não só de pontos históricos se resume a viagem à Siena. A cidade conta com algumas famosas marcas italianas de roupa, para aqueles que gostam de ir às compras. A Mag e a Dolci Trame são alguns dos nomes que você poderá encontrar pelo centro da cidade.

Entre um passeio e outro, uma paradinha para as delícias da Itália. Por toda a cidade de Siena você encontrará bons restaurantes para degustar os mais típicos pratos italianos, com muitas massas, molho, sopas e carnes. Tudo isso acompanhado de um saboroso vinho.

Dicas de Turismo em Siena

A melhor forma de explorar Siena é a pé. Aventure-se pelas ruas de pedra e não deixe de buscar por informações turísticas nos principais pontos da cidade. Se preferir, é possível encontrar táxis pelo centro.

Para quem estiver com tempo e decidir viajar até as cidades vizinhas, de Siena há ônibus que saem até Florença e fazem a viagem em cerca de 1h20. O mesmo trajeto também pode ser feito de trem. Se quiser ir até mais longe, faça baldeação na linha do trem e viaje até Pisa. Todas essas cidades oferecerão ótimos passeios históricos, culturais e gastronômicos. Programe suas férias e boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios