Ubatuba

Há quem diga que o litoral paulista não tem belas praias. Ubatuba desmistifica a lenda e prova que há muito o que descobrir entre suas matas e praias

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

A microrregião de Caraguatatuba reserva um dos mais belos destinos do litoral paulista. O município de Ubatuba, no litoral norte, reúne ilhas e mais de 100 praias para turistas vindos do próprio Estado de São Paulo e muitas outras localidades do país. São cerca de 80 mil habitantes em uma cidade que, além de oferecer belas paisagens naturais, conta com uma ótima infraestrutura turística.

O que fazer em Ubatuba

Não há como negar. As praias de Ubatuba são suas principais atrações turísticas. São tantas que é preciso organizar bem o seu roteiro para conhecer o máximo que puder. Há praias para todos os gostos, desde as mais agitadas até as mais desertas, praias com mares tranquilos ou com boas ondas para o surfe.

Entre as praias mais famosas estão a Praia da Enseada, a nove quilômetros do centro, com boas opções de hotéis e restaurantes, a Praia do Itaguá que, apesar de central e imprópria para banho, tem uma bela vista, além de muitos pontos de serviços como lojas e bares, a Praia Grande, muito frequentada pelos jovens que buscam paquera e diversão e a Praia de Tenório, mais calma e muito frequentada pelas famílias.

Ubatuba Oferece Lindas Praias a seus Visitantes

Ubatuba Oferece Lindas Praias a seus Visitantes

A variedade de praias é tão grande que a lista não para por aí. Inclua em seu guia de viagem também as Praias Vermelhas, mais agitadas e muito procuradas pelos surfistas, a Praia de Itamambuca, famosa por ser sede de diversos campeonatos de surfe, e a Praia de Picinguaba, uma vila de pescadores bem distante do centro.

Além das praias, as ilhas também merecem uma visita. São paisagens inesquecíveis. A Ilha Vitória e a Ilha do Prumirim, por exemplo, oferecem serviços de mergulho para aqueles que querem se aventurar debaixo das águas cristalinas da região. Nem todas as ilhas possuem boa infraestrutura, portanto, antes de visita-las, informe-se sobre serviços ou objetos que é melhor ter com você.

Fora do mar, Ubatuba também conta com ótimos passeios para fazer durante sua estadia. O Aquário da cidade costuma fazer a alegria da criançada, assim como o Museu dos Carros faz com os apaixonados por automóveis antigos. O Projeto Tamar, que desenvolve a pesquisa e a preservação das tartarugas marinhas, também é parara obrigatória para os turistas. Não há quem resista ao ver esse incrível trabalho desenvolvido.

Se você procura um pouco de História da cidade, o Casarão do Porto é um dos pontos turísticos em Ubatuba, junto da Ilha Anchieta, que conta com um antigo presídio desativado, que se tornou um museu municipal.

Para aqueles que buscam aventura, não é só o surfe e o mergulho que são praticados em Ubatuba. Com a Mata Atlântica bem preservada, os turistas se divertem em trilhas e cachoeiras. A Cachoeira da Água Branca e a Trilha do Corcovado são os passeios mais famosos da região. Na maioria deles, é obrigatório o acompanhamento de um guia turístico instruído para a prática do ecoturismo. Além disso, outros esportes podem ser vistos por lá, como o caiaque, a vela, o cascading e o voo livre.

Cachoeira da Esacada em Ubatuba

Cachoeira da Esacada em Ubatuba

Durante a noite, a cidade também pode ser muito bem aproveitada. Nas praias mais centrais, suas orlas lotam de pessoas bonitas e descontraídas. Os bares, quiosques e casas noturnas agradam a todos os gostos. Também é na região central que estão as variedades de restaurantes. Para quem quer fazer compras, o Shopping de Itaguá reúne as melhores lojas. Além dele, por todas as praias e possível encontrar vendedores de artesanatos locais.

Dicas de Turismo em Ubatuba

Antes de viajar até Ubatuba, confira algumas dicas para curtir suas férias. Com tantas opções de praias, o melhor a fazer é decidir que tipo de passeio pretende fazer. Se busca mais tranquilidade, procure hospedagens nas praias menos frequentadas. Se quer badalação, escolha estar próximo das praias mais cheias. Se o intuito é praticar esportes, também há diversas opções de hotéis próximos aos pontos indicados para essas praticas.

O clima da cidade costuma pegar seus turistas de surpresa. O inverno tem médias de 18°C e o verão aponta temperaturas próximas a 26°C. No entanto, as chuvas não têm época para aparecer. Com uma umidade bem distribuída ao longo do ano, um dia ou outro a chuva pode fazer uma visita. Esteja pronto para, nesse dia optar pelos passeios alternativos.

Para circular pela cidade, utilize carros ou táxis. Alguns pontos e praias só podem ser acessados a pé, por meio de trilhas. Separe o protetor solar, o repelente, a prancha de surfe e boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios