Campo Grande
Campo Grande reúne o melhor de uma cidade grande com toda a tradição histórica e indígena da região
Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul
Capital do estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande reúne tradições históricas e indígenas a muitas áreas verdes e um grande centro urbano. Com cerca de 805 mil habitantes, foram os colonizadores mineiros que desbravaram a região e levaram até lá os primeiros tijolos.
O que fazer em Campo Grande
Campo Grande costuma entrar no roteiro dos viajantes que buscam conhecer o Pantanal. Apesar de não ser a principal cidade situada no famoso bioma brasileiro, Campo Grande é ponto de parada no meio do caminho para aqueles que seguem viagem até Miranda ou Corumbá. Nada melhor do que descansar antes de enfrentar mais alguns quilômetros e aproveitar para conhecer um pouco mais da região.
Com muito espaço verde entra suas ruas, a capital sul-mato-grossense oferece diversas opções de praças e parques para visitar e relaxar. A Praça das Araras é uma das mais belas atrações turísticas da cidade. Além dela, a Praça dos Imigrantes e a Praça Cuiabá costumam ser grandes pontos de encontros de turistas e jovens moradores da região.
Dentro da cidade, são muitos os espaços de reservas ecológicas, como por exemplo, o Parque das Nações Indígenas. Em seus mais de 100 hectares está localizado o Monumento ao Índio e o Museu da Arte Contemporânea. O Parque dos Poderes é a reserva ecológica onde estão baseados os principais órgãos executivos, legislativos e judiciários do estado do Mato Grosso do Sul. É a união de assembleias, tribunais e importantes escritórios à matas e nascentes de córregos. Há ainda pela cidade o Horto Florestal, o Parque Estadual do Prosa e o Parque do Sóter.
Um dos passeios mais procurados pelos turistas que passam por Campo Grande por poucos dias, ou até mesmo horas, é o City tour oferecido pela prefeitura da cidade. O passeio dura em média 2h30 e passa pelos principais pontos turísticos em Campo Grande. O programa custa R$18,00, deve ser agendado e conta com um guia turístico explicando cada ponto importante da cidade.
Para quem gosta de programas históricos e culturais, Campo Grande não deixa a desejar. O Memorial da Cultura Indígena não pode faltar no guia de viagem de quem quer conhecer um pouco mais sobre os índios da região. A Casa do Artesão também traz um pouco mais sobre o artesanato local e o Armazém Cultural mostra um pouco da história sobre os produtos transportados pela ferrovia da região. Aproveite e visite a antiga Estação Ferroviária.
Durante a noite, o centro da cidade se anima e os jovens se divertem nos bares e casas noturnas da região. O sertanejo é o principal estilo musical que faz sucesso entre a galera de Campo Grande e de todo o país. Para quem deseja sair e saborear a culinária local, o nhoque de mandioca com molho de carne seca é um dos pratos mais pedidos. A mandioca está presente em muitos pratos, sendo uma iguaria muito consumida pelos indígenas. Para beber, o teterê, fusão da erva-mate com água gelada, é o melhor pedido para refrescar.
Se deseja ir às compras, Campo Grande tem bons pontos para consumir seus produtos locais. O Camelódromo, localizado na Avenida Nordeste, tem mais de 400 comerciantes ambulantes expondo desde artesanatos locais até produtos eletrônicos. A Feira Central e o Mercadão da cidade também não podem ficar de fora. Já o Shopping Campo Grande reúne marcas famosas e preços um pouco mais acima do encontrado nas ruas.
Dicas de Turismo em Campo Grande
Antes de viajar até Campo Grande, escolha bem em que época do ano visitar a cidade. O clima da região tem duas estações bem definidas. No verão, as temperaturas podem ir de 19°C a 30°C, com uma umidade do ar muito alta, são nesses meses que chove muito na cidade. Já no inverno, os termômetros marcam médias entre 14° e 25°C, porém, alguns dias a região pode marcar temperaturas próximas a 0°C. No inverno o clima fica muito seco.
Para circular por lá, opte por táxis ou transporte público. Há também os mototáxis, espalhados por toda região. Para chegar à Campo Grande, o aeroporto Internacional da cidade recebe voos de várias capitais do país. Lembre-se de que a capital sul-mato-grossense está em outro fuso horário e, por isso, uma hora atrasada em relação à Brasília. Com todas as dicas em mãos, faça as malas e boa viagem!