Campos do Jordão

No meio da Serra da Mantiqueira, a Suíça brasileira oferece badalação, gastronomia e belas paisagens

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Quem não quer um lugar aconchegante, com ótima gastronomia e muito charme durante o inverno? A cidade de Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, oferece tudo isso e muito mais. Um milhão de turistas transitam pela cidade nos meses de junho e julho. A “Suíça brasileira”, como é conhecida, esbanja mesmo um clima europeu em seus passeios e arquiteturas.

O que fazer em Campos do Jordão

A Vila de Capivari é a região de Campos do Jordão mais badalada. É lá em que se encontram mais opções de serviços e infraestrutura da cidade. Também é dessa Vila que você pode visitar o Pico do Itapeva, uma das principais atrações turísticas. Lá de cima, uma incrível vista panorâmica te mostra todo o Vale do Paraíba, além de te oferecer muito artesanato e quiosques com lembrancinhas.

Se você gosta desse tipo de passeio, vai adorar conhecer também a Pedra do Baú, localizada no topo da Serra da Mantiqueira. Esse programa é muito procurado pelos viajantes que procuram um pouco mais de diversão e se aventuram em trekking, alpinismo ou voo livre. Outro passeio que não pode faltar em seu roteiro é o famoso teleférico, que te leva até o topo do Morro do Elefante.

Campos do Jordão

Para quem gosta de admirar arquiteturas, não pode deixar de visitar as igrejas da região. A mais famosa, a Igreja de São Benedito, está preservada em sua arquitetura original. Dê uma passadinha também no Mosteiro Beneditino e na Matriz Santa Terezinha, igreja onde são realizadas as principais festividades religiosas da cidade.

Os museus de Campos do Jordão também oferecem muito conhecimento. O Palácio Boa Vista é a residência oficial do Governador do Estado de São Paulo durante o inverno. O Palácio é aberto para visitação, porém, durante os dias em que o Governador se hospeda por lá, alguns cômodos ficam restritos. Além dele, não deixe de conhecer o Museu Felícia Leirner e a Casa da Xilogravura.

Um dos pontos turísticos em Campos do Jordão mais procurados pelos turistas é a Fábrica de Cerveja da Baden Baden. Ao visita-la, é possível conhecer todo o seu processo de produção, ouvir dicas sobre compra e consumo da cerveja e, no fim, gastar na loja da fábrica. Informe-se na cidade sobre a visitação, que só é feita se agendada. Outro local muito procurado são as Fábricas de Chocolates localizadas na cidade. Vai resistir?

Outro charmoso passeio que não pode faltar em seu guia de viagem é o percurso feito de trem. Numa estrada de ferro histórica, é possível fazer um passeio turístico, viajar em uma Maria Fumaça ou aproveitar o trajeto e ir até algumas cidades vizinhas.

Campos do Jordão oferece ótimas opções de gastronomia para todos os paladares. No inverno, não deixe de saborear uma sopa, um fondue, ou um chocolate quente. Para quem procura badalação, a cidade também é um prato cheio e recebe muita gente jovem e bonita, além de muitos artistas. A maioria dos points está localizado na Vila Capivari.

Campos do Jordão

Para seu guia turístico ficar completo, não deixe de ir às compras. As malhas e os doces são os principais atrativos dos turistas. Roupas charmosas para o inverno estão por toda parte e todos os tipos de chocolate dão água na boca de qualquer um. Além dos shoppings da cidade, durante o inverno muitas feirinhas acontecem por lá.

Festival de Inverno de Campos do Jordão

Todo mês de julho, a cidade recebe um dos principais festivais de música erudita do Brasil. São diversos artistas renomados que se apresentam em teatros ou praças públicas de Campos do Jordão. Alguns dos shows são pagos, outros são gratuitos. O Festival atrai apaixonados pela música, que aproveitam a desculpa para passear e se deliciar no inverno da cidade.

Todas essas dicas de turismo em Campos do Jordão vão te ajudar a ter uma deliciosa viagem de férias. Prepare-se para o frio. No inverno, os termômetros costumam variar entre 4°C e 16°C. No verão, as temperaturas vão de 13°C a 23°C, além de ser a época do ano em que mais chove. A cidade já registrou neve, apesar de raro. Todo ano, turistas vão até lá com a expectativa de que os flocos caiam e deixem Campos do Jordão ainda mais charmosa. Faça as malas! Boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios