Caxias do Sul

Uva, vinhos e muita História na colônia italiana. Caxias do Sul mantém fortes tradições e recebe turistas de braços abertos

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Rota do vinho e da uva, a cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, mantém fortes as tradições de seus imigrantes italianos e toda a sua cultura e folclore. Com um pouco mais de 400 mil habitantes, a cidade é considerada uma das mais frias do país. Viajar até lá e ter a certeza de fazer passeios incríveis, que te farão sentir-se de volta no tempo, uma viagem ao século 19.

O que fazer em Caxias do Sul

Uma das principais atrações turísticas da cidade é a Festa da Uva, que acontece a cada dois anos, com o intuito de celebrar a colheita da fruta, feita pelas colônias italianas da região. Durante os quinze dias de sua duração, a festividade conta com diversos estandes expondo não só a uva, mas também outros produtos cultivados pelos produtores locais. Além disso, há apresentações musicais, shows, desfiles de carros alegóricos, concurso de rainhas e princesas e muito mais.

Caxias do Sul

Fora da temporada da Festa da Uva, a cidade também exibe suas vinícolas. São várias espalhadas por suas ruas, a maioria em casa de madeira, no melhor estilo italiano e colonial. Para quem gosta de passeios históricos, a cidade gaúcha reúne museus interessantíssimos como o Museu Municipal de Caxias do Sul, O Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, o Museu dos Capuchinhos e o memorial Atelier Zambelli.

Ainda num roteiro histórico, não deixe de visitar a Catedral da cidade, as Casas Bonnet, uma verdadeira demonstração de como era a vida na época da chegada dos imigrantes, e a Igreja de São Pelegrino, que além de ser um dos pontos turísticos em Caxias do Sul mais visitados, conta com belíssimas pinturas de artistas ítalo-brasileiros. Por todas as ruas é possível ver alguma construção histórica que merece ser admirada.

Caxias do Sul

A tradição do imigrante se faz tão grande em Caxias do Sul que logo na entrada da cidade é possível ver o Monumento Nacional do Imigrante, uma homenagem da nação brasileira àqueles que aqui chegaram. No entanto, nem só de história é feito seu guia de viagem por lá. A cidade também conta com trilhas, cachoeiras e piscinas naturais para aqueles que buscam um pouco mais de aventura. A Secretaria de Turismo de Caxias do Sul oferece diversos roteiros acompanhados de guia turístico para seus visitantes. Escolha aquele que tem a melhor programação para o seu gosto.

A gastronomia local também não pode ficar de fora de suas férias. Aproveite sua estadia para saborear os pratos típicos da região sempre muito fartos, como manda a cultura italiana. O galeto assado, a polenta e as massas são as receitas mais pedidas nos restaurantes da cidade. Os “tortei” também merecem ser provados. São trouxinhas de massas recheadas com purê de abóbora. Além deles, os queijos e salames estão sempre postos à mesa. Tudo isso sempre acompanhado de muitas variedades de vinhos.

Caxias do Sul

Para aqueles que buscam um tempinho para ir às compras, o artesanato e o vinho são os produtos mais comprados. São mais de dois mil artesãos cadastrados pela prefeitura de Caxias do Sul, que vendem desde crochê e tricô, até objetos feitos de material reciclado. Já os vinhos dispensam comentários. São de altíssima qualidade e ótimo sabor.

Dicas de Turismo em Caxias do Sul

Caxias do Sul está localizada a cerca de 130 quilômetros de Porto Alegre. Há duas maneiras de chegar da capital gaúcha até o destino escolhido. Pela BR-116, escolha a saída de Estância Velha, ou entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, pela RS-240 e RS-122. A cidade também conta com um aeroporto regional, que recebe voos diretos de São Paulo e Curitiba.

Dentro da cidade, a melhor forma de circular é de carro. Por estar localizada na Serra Gaúcha, muitas atrações estão distante do centro, em áreas de rodovia. Utilize táxis ou alugue um carro e se programe para enfrentar um pouco d trânsito pela área central de Caxias do Sul.

O clima da cidade é temperado, considerado um dos mais frios do país. Durante o verão, as temperaturas médias são de 21°C. Já no inverno, os termômetros costumam marcar 12°C. As geadas são frequentes e nos meses mais frios, também há possibilidade de neve, porém, com menor intensidade. Esteja preparado para enfrentar baixas temperaturas e leve bastante agasalho na mala.

Com todas essas dicas, programe sua viagem, monte seu roteiro e venha saborear um ótimo vinho no melhor estilo italiano em terras brasileiras. Boa viagem!



1 comentário

  1. edivaldo

    turistas setiver uma turista totalmente com um filho moreno claro com veição de branco ele é meufilho fasa ela sintir o amor de um pai que plocura seu filho pufafor quero amãe dele tabem

Comente!




*Campos obrigatórios