Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um convite para conhecer a beleza natural brasileira, se apaixonar e se aventurar com ela

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Uma verdadeira obra de arte da natureza. A Chapada Diamantina atrai turistas de todos os lugares do mundo, por suas encantadoras paisagens. A região, formada por serras, no centro do estado da Bahia, é destino certo para quem gosta do turismo de aventura e para quem quer ter a experiência de passeios incríveis e cartões postais brasileiros diante de seus olhos.

O que fazer na Chapada Diamantina

A região da Chapada Diamantina permeia mais de 20 municípios baianos. Entre os mais famosos está a cidade de Lençóis, que conta com toda a infraestrutura de uma cidade turística, como hotéis, restaurantes, aeroporto, bancos e guias e agências turísticas para atender seus visitantes. Além de Lençóis, estão as cidades de Andaraí, Palmeiras, Seabra, Utinga, Mucugê, Nova Redenção e muitos outros.

Existem Inúmeras Cachoeiras na Chapada Diamantina

Existem Inúmeras Cachoeiras na Chapada Diamantina

Na hora de montar seu roteiro pela Chapada Diamantina, não há como deixar de fora os vários passeios em parques, grutas, cachoeiras e atividades de esportes radicais. Uma das principais atrações turísticas da região é o Parque Nacional da Chapada Diamantina. O parque abrange várias cidades e exibe vegetações muito diversificadas. É nessa reserva que está a Cachoeira da Fumaça, a mais famosa entre as quedas d’agua, com mais de 300 metros de altura. Inclua também em seu passeio, as cachoeiras Buracão, Piabinhas e Andorinhas e do Sossego.

Os poços também estão entre os principais pontos turísticos da Chapada Diamantina. As cristalinas águas do Poço Encantado é visita quase que obrigatória para quem quer ver uma bela mostra da natureza local. Além dele, está o Poço Azul e o Poço do Diabo, ótimo para nadar e mergulhar. A maioria dessas atrações é feita por meio de trilhas na mata, não se arrisque e busque por um guia turístico para te acompanhar. Não deixe de fora, uma passada na Gruta Lapa Doce, mais de 25 quilômetros de rochas e um incrível lago subterrâneo.

Para quem gosta de aventura, a Chapada Diamantina é mesmo um prato cheio. O Vale do Paty, na Serra do Sincorá, é o local mais procurado para quem procura trilhas, escaladas, rafting, rapel, caiaque e muitas outras atividades. É na Chapada que estão os dois picos mais altos da Bahia: Pico do Barbado e Pico das Almas.

Porém, não é só de natureza que é feita a Chapada Diamantina. As cidades que compõem a região trazem muita opção de lazer, cultura e história. Em Lençóis, inclua em seu guia de viagem uma parada no Centro Histórico. São casas antigas, praças e lampiões nas paredes, que dão um ar colonial a sua viagem. No centro de Mucugê, a Igreja Matriz de Santa Isabel é um bom ponto de observação para quem gosta de construções arquitetônicas antigas.

Depois de muitas aventuras durante o dia, a noite da região faz ótimos convites para a diversão. Nas cidades, é possível encontrar ótimos restaurantes que oferecem a tradicional cozinha baiana. Com o grande número de turistas estrangeiros, os centros também contam com restaurantes de culinária de outros países e bares para quem quer descontrair.

Na hora de ir às compras, a rua das Pedras, em Lençóis, é o local mais procurado pelos turistas. Ali, é possível encontrar artesanatos, as famosas garrafinhas com areia colorida, cachaças e tricôs. Não deixe de comprar sua lembrancinha.

Caverna com Água Cristalina na Chapada Diamantina

Caverna com Água Cristalina na Chapada Diamantina

Dicas de Turismo na Chapada Diamantina

Antes de viajar à Chapada Diamantina, confira algumas dicas sobre a região. Para chegar ate lá, a cidade de Lençóis conta com um aeroporto. Também é possível chegar a partir de Salvador pelas rodovias. A capital baiana está a 409 quilômetros de Lençóis.

É também em Lençóis e em Mucugê que estão as maiores ofertas de hotéis e pousadas, com preços variados. Na hora de escolher onde se hospedar, não se esqueça de se informar se o local conta com pacotes de passeios e contatos com guias turísticos.

Programe suas férias e boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios