Cuba

A ilha de Fidel reserva uma verdadeira aula de história em meio a paisagens e culturas fascinantes

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América Central

A ilha socialista do mundo oferece uma viagem fascinante: belas paisagens, muita história, uma diferente sociedade e a simpatia dos nativos. Cuba, a maior ilha do Caribe, oferece um passeio aos anos 50. Isso porque, por muitas décadas, o país manteve seu embargo aos produtos americanos, evitando que muito da cultura norte-americana invadisse seu território.

Todos esses detalhes viram atrações turísticas. Basta andar pelas ruas de suas cidades para sentir-se num país muito diferente e incrível de ser descoberto.

O que fazer em Cuba

Viajar até a ilha de Fidel Castro exige uma boa programação. Reserve um dia para conhecer sua história, outro dia para descobrir mais sobre sua cultura socialista e apenas conversar com moradores, e mais dias para sua gastronomia, sua música, e suas paisagens naturais. O país vale ser conhecido e estudado com detalhes, enquanto muito do seu diferente mundo se mantém vivo.

Principais cidades

Havana, a capital cubana, é uma das cidades mais importantes da ilha e a mais procurada pelos turistas. Sua história política está viva por toda a cidade. Basta caminhar pelas ruas para ver os contrastes de edifícios antigos e hotéis luxuosos modernos. A Plaza de la Revolución, palco de protestos e discursos de Fidel é um dos pontos turísticos em Cuba mais famosos.

Havana - Cuba

Havana – Cuba

Não deixe de fora de seu roteiro um momento para apreciar o mojito, tradicional bebida local, ao som de uma música dançante, como no famoso Buena Vista Social Club. Aproveite e passeie em um Cadillac, há vários pela cidade para alugar e desbravar suas ruas.

Varadero é outra cidade que figura entre os destinos mais procurados da ilha cubana. A praia, com longo litoral de areias brancas e águas azuis, tem hotéis luxuosos, no melhor estilo “all-inclusive”. A cidade está localizada a 140 quilômetros de Havana, por isso, programe seu guia de viagem para conhecer esse paraíso.

Lá, também é possível se aventurar em atividades mais radicais como mergulho e paraquedas. Como em todo o país, Varadero também ainda é cenário de contrastes entre a modernidade e a cidade antiga, com arquiteturas da época.

Praia em Varadero - Cuba

Praia em Varadero – Cuba

Além dessas duas cidades, inclua em seu guia turístico uma passada por Cayo Largo, outro município do litoral cubano que vale a pena ser conhecido.

Dicas de Turismo em Cuba

Para sua viagem a Cuba ficar completa, confira algumas dicas. Não há voos diretos do Brasil para a ilha. O ideal é fazer uma escala no Panamá. Além disso, é necessário visto para entrar no país. Nenhuma vacina é necessária, porém, recomenda-se tomar a vacina contra febre amarela.

Faz calor quase o ano todo nas terras cubanas. Entre Dezembro e Abril, quando o clima está mais ameno, as principais cidades são tomadas por americanos. Se prefere fugir de superlotações, prefira maio e junho. Além de mais vazio, os preços caem um pouco fora da temporada, o que facilita para quem quer ir às compras, como por exemplo, de tradicionais charutos.

O espanhol é a língua oficial do país, mas já é cada vez mais comum a compreensão do inglês por lá. Não se intimide, os cubanos são muito hospitaleiros. Faça as malas e descubra o que a solitária ilha socialista tem a te ensinar. Boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios