Curitiba

Qualidade de vida, organização e muito verde. Curitiba encanta por seu charme

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Uma das cidades mais organizadas do Brasil, Curitiba recebe também o apelido de capital ecológica do país, por sua preservação de praças, parques, lagos e muitas outras atrações naturais. A capital do estado do Paraná lembra cidades europeias, por seu charme, planejamento urbano e qualidade de vida. Além de ser a terceira cidade brasileira mais procurada para o turismo de negócios e eventos pelos estrangeiros, é também muito procurada pelos próprios brasileiros que gostam do frio e requinte da cidade.

O Que Fazer em Curitiba

São as áreas verdes que formam os principais cartões postais da cidade. O Jardim Botânico, uma das atrações turísticas mais famosas de Curitiba, reserva a famosa estufa com parede e teto de vidro que hospeda plantas tropicais. Por trás dessa bela escultura, está o Espaço Cultural Frans Krajcberg, com diversas esculturas do artista. O passeio no Jardim Botânico merece um bom tempo, aproveitando sua mata e trilhas.

Jardim Botânico em Curitiba

Jardim Botânico em Curitiba

Além dele, outros passeios por parques e bosques merecem a visita, como o Bosque Alemão, que além de homenagear os imigrantes, conta com o mirante na Torre dos Filósofos e a trilha de João e Maria. Visite também o Barigui e seu Museu do Automóvel, o Bosque do Papa e o Tingui.

Para quem gosta de um pouco de História, a cidade também tem ótimos passeios. A Ópera de Arame está entre os pontos turísticos de Curitiba mais procurados pelos turistas. O projeto arquitetônico impressiona qualquer um e sua apresentação aberta e com cores é inesquecível. Não deixe de visitar também a Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

O Espaço Perfume também é outro programa curitibano que merece estar em seu roteiro. O Museu conta toda a história do perfume de forma interativa. Já o Memorial de Curitiba conta um pouco mais sobre a história da cidade e o Museu Oscar Niemeyer, um dos maiores do país, relembra a obra e vida do arquiteto.

Depois de muitos belos passeios, a noite de Curitiba também reserva ótimas atrações para quem quer se divertir. Por toda a cidade é possível encontrar ótimos bares, restaurantes e casas noturnas que tocam todos os tipos de música, atraindo muita gente jovem, bonita e bem humorada.

Na hora de saborear a gastronomia local, não deixe de provar a deliciosa carne desfiada cozida, acompanhada de mandioca. Para beber, a vodca é a bebida tradicional da cidade, principalmente devido à presença das colônias russas, polonesas e ucranianas na região.

Para quem gosta de ir às compras, Curitiba oferece boas opções no Mercado Municipal, que, curiosamente, foge do padrão de desorganização da maioria dos mercados municipais de outras cidades brasileiras. Lá, você encontra artesanatos, vinhos, frutas e comidas de vários tipos. Além dele, vale a pena visitar o Shopping Estação e a Rua das Flores, além da famosa feirinha aos domingos, no Largo da Ordem.

Parque Tanguá - Curitiba

Parque Tanguá – Curitiba

Festivais

Para seu roteiro ficar ainda mais interessante, vale conferir a agenda da cidade, que recebe diversas festas e festivais ao longo do ano. Logo em janeiro, é possível participar da Oficina de Música, que recebe diversas apresentações e cursos de música eletrônica, popular, erudita e muitos outros estilos.

Em março, é a vez do Festival de Teatro entrar em cena. É um dos eventos do ramo mais importante do país e dura duas semanas. Quando chega julho, o Festival Espetacular de teatro de Bonecos fazem a alegria dos moradores e turistas, reunindo apresentações nacionais e internacionais. Escolha a melhor época para visitar Curitiba e não deixe de incluir esses eventos em seu guia de viagem.

Com tantas opções, ainda há mais passeios que podem ser feitos ao longo do ano todo. A Linha Turismo, um circuito turístico, leva seus visitantes a 25 pontos da cidade, num percurso de aproximadamente duas horas. Ao viajar até Curitiba, se programe também para fazer a viagem de trem até Morretes e Paranaguá. Uma paisagem incrível da Serra do Mar te aguarda no trajeto de quatro horas de duração.

Dicas de Turismo em Curitiba

Na hora de escolher quando viajar, leve em conta também o clima da cidade. Nos meses de verão, os termômetros podem variar entre 13°C e 25°C. Já no inverno, as temperaturas oscilam entre 8°C e 19°C, mas já foi possível registrar mínimas abaixo de zero, nos anos mais gelados em Curitiba. É no verão que as chuvas aparecem mais, já o inverno o tempo fica mais seco.

No centro da cidade, opte por circular a pé ou de táxi, pois há poucas vagas de estacionamento por lá, caso alugue um carro. Curitiba é muito bem servida de ciclovias, se tiver disposição, abuse dos passeios de bicicleta. Se precisar ir um pouco mais longe, utilize o transporte público ou se informe em seu hotel sobre vans que levam turistas até os principais pontos da região.

Para seu guia turístico ficar completo, escolha um bom hotel. Pela cidade é possível encontrar opções para todos os bolsos. Desde albergues até hotéis luxuosos. Próximo das datas de festivais e férias, os preços costumam ficar mais altos e as vagas mais disputadas. Programe-se com antecedência e boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios