Dicas de Etiqueta para Brasileiros em Outros Países

Algumas dicas de etiqueta são importantes para evitar algumas gafes no exterior. Confira as que nós selecionamos para você.

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

Sabemos que há uma diversificação bem grande em relação aos costumes e hábitos de alguns países, por isso muitos turistas ficam preocupados ao saber algumas regras de etiqueta importante na hora de chegar ao seu destino. Para não cometer gafes, é preciso então estar atento algumas dicas.

Cada país possui suas formas de cumprimento, suas boas condutas, seus trajes e por ai vai, portanto ao brasileiro que vai viajar para o exterior principalmente nessas festas de fim de ano, devem ficar atentos às principais regras de etiqueta que iremos falar aqui. Estamos listando de uma forma geral, assim as regras valem para a maioria dos países do mundo.

etiqueta em viagens

Dicas de etiqueta básicas

Vamos começar falando dos cumprimentos, em muitos países da Europa e também da América Central as pessoas costumam se cumprimentar apenas com um aperto de mão rápido e firme, ou até com um aceno de cabeça, acompanhando com uma fala. Porém em algumas ocasiões que fogem da formalidade, os beijos na bochecha são aceitáveis, entre as mulheres e também entre pessoas de sexo oposto.

Entretanto, é importante lembrar que somente você vai cumprimentar assim se conhecer bem a pessoa, não vá sair abraçando e beijando um conhecido na rua, pois você poderá ser mal interpretado. Mas, também não deixe de cumprimentar, para não ser grosseiro.

Em relação às conversas

Aqui no Brasil, nós temos o costume de sempre estar bem perto das pessoas quando conversamos, porém essa regra muda em muitos outros países. Você deve ficar cerca de 33 cm longe da pessoa quando estiver conversando, uma vez que o contato visual é muito mais valorizado em outros países.

Cuidados com os assuntos também, sabemos que aqui no Brasil falou em religião e politica, vira uma confusão só. Você não pode tocar nesses assuntos com os estrangeiros também, pois muitos podem ficar ofendidos e não quererem falar com você. Se por acaso receber um elogio, não faça uma festa, apenas dê um agradecimento formal.

Nos restaurantes

Bom, chegamos a uma parte bem interessante e creio que a mais importante, que é na hora das refeições. Você jamais deve sentar-se de qualquer jeito na cadeira, e não coloque os cotovelos sobre a mesa, isso não é bem visto em muitos países. Só comece a comer quando alguém já tiver começado, e sempre seja educado comendo tranquilamente.

viagem para o exterior

Para chamar o garçom, basta fazer um simples aceno com a cabeça, que suficiente para entender que você está chamando. Evite ficar gritando e falando alto nas mesas, as pessoas gostam de mais calma e tranquilidade, principalmente em países da Europa. É sempre bom deixar uma gorjeta, de aproximadamente 10% do valor da conta, isso é bem visto.

Roupas

Bom, por fim é importante falar dos trajes. É necessário estar sempre com as roupas e sapatos bem limpos e arrumados. Em alguns países mais góticos, isso é mais conservadores, os trajes sociais são muito bem vistos.

Tudo também vai depender do ambiente, não pode colocar uma roupa de praia em um escritório e nem vice e versa. Mantenha-se atento a isso, pesquisando como as pessoas se vestem em seu destino de viagem.



Comente!




*Campos obrigatórios