Egito

Múmias, pirâmides, lendas e uma cultura exótica a serem desvendadas a cada passeio pelo Egito

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: África

Cenários que faz qualquer pessoa achar que existe apenas nos filmes. O Egito, país africano, tem as paisagens mais exóticas e curiosas do planeta, que merecem ser vistas de perto para acreditar que elas existem de verdade. São muitos mistérios, um território riquíssimo em história e uma cultura para se desvendar.

O que fazer no Egito

O país independente como conhecemos hoje, é de 1922, mas a região reúne histórias e lendas de mais de três mil anos antes de Cristo. Entre as principais atrações turísticas estão, claro, as famosas pirâmides. Além delas, esfinges, múmias, sarcófagos, museus e vielas para andar e conhecer.

Além de suas arquiteturas, belezas naturais, como o rio Nilo e curiosidades, o país também tem ótima culinária e uma cultura diferente do ocidente. Vale a pena conversar com moradores, mas sempre respeitando seus costumes.

Principais cidades

Pirâmides de Gizé próximas ao Cairo no Egito

Pirâmides de Gizé próximas ao Cairo no Egito

Cairo, a capital do país, é uma das cidades mais importantes além de um dos destinos mais procurados pelos turistas. Seu espaço urbano é como qualquer outra grande capital: caótica, cheia de trânsito, barulhenta e exageradamente cheia. Porém, a poucos quilômetros do centro agitado, estão os mais famosos pontos turísticos no Egito, como o platô de Gizé, onde estão as grandes pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, além da grande Esfinge. Para quem quiser incluir no roteiro uma viagem mais longa, visite as pirâmides de Dashur, a 40 quilômetros de distância de Cairo, e Saqqara, a 30 quilômetros.

Além de tudo isso, não deixe de fora de seu guia de viagem uma passada pelo Museu do Cairo, onde estão múmias expostas, estátuas de faraós como Amenhotep III, Ramsés II e Akhenaton e tesouros de Tutankhamon. Por fim, Cairo não é apenas história e mistério. Visite os pontos turísticos na cidade como mesquitas, mercados, lojas para compras e ruas famosas.

Acompanhando o rio Nilo, há outras cidades que podem figurar em seu guia turístico. Em Edfu, está o belíssimo e famoso templo de Hórus e em Luxor, o Vale dos Reis, onde estão as tumbas dos faraós Ramsés II e Tutâncamon.

Aswan, mais ao sul do país, está próxima à fronteira com o Sudão. É lá que estão as ruínas de Abu Simbel. Mais a oeste, está o oásis de Siwa, famoso por servir de palco para a história de Alexandre, o Grande. Para fechar a viagem com chave de ouro, conheça o Mar Vermelho, local perfeito para mergulhos e contato com as incríveis belezas da fauna e flora local.

Ruínas em Aswan no Egito

Ruínas em Aswan no Egito

Dicas de Turismo no Egito

Viajar até o Egito pode ser suas férias inesquecíveis. Porém, fique ligado em mais algumas dicas para programar seu roteiro. Para escolher a melhor data, fique ligado nas notícias sobre o país. O Egito costuma viver instabilidades politico-religiosas e para não enfrentar momentos de tensão, procure ir quando não há atritos recentes.

Não alugue carro se não quiser enlouquecer. O trânsito é caótico. Prefira utilizar o transporte ferroviário, mais confiável, rápido e confortável. Não há voos diretos do Brasil, é necessário fazer escalas na Europa ou nos Emirados Árabes e esses diferentes trajetos influenciam no preço da passagem.

É preciso visto para entrar no país. Informe-se na embaixada egípcia no Brasil. De setembro a maio, as temperaturas são mais amenas da região, melhor época para conhecer o Egito. Evite o período de Ramadã, pois muitos serviços podem não funcionar.

Com todas as dicas em mãos, faça as malas e prepare-se para conhecer pirâmides e múmias. Boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios