Festivais Gastronômicos pelo Mundo

Saiba onde você pode comer muito bem ao redor do mundo

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

Quem gosta de viajar gosta de experimentar tudo, conhecer, tocar e sentir as principais atrações pelo mundo. A variedade de coisas, formas, pessoas e aromas que podemos encontrar em viagens internacionais é infindável, e uma das melhores formas de receber e conhecer a cultura alheia é através da gastronomia. Aliás, por todo o lado a gastronomia é considerada uma das faces mais importantes do turismo, a forma que mais se aproxima de “sentir” ou “experimentar” o que um povo tem a oferecer.

Há inúmeros festivais o ano todo pelo mundo, festivais gastronômicos feitos para celebrar a cultura e a diversidade do povo, e que trazem para moradores e turistas os melhores pratos dos chefs e cozinheiros da região. Esses festivais, além de deliciosos, são alegres e muito divertidos, com competições e brincadeira, e claro, muita degustação. Muitos pratos deliciosos fazem a festa dos convidados, que recebem de braços abertos o melhor de cada lugar, os aromas e sabores que caracterizam tão bem aquela região.

comida de rua

Garlic Festival, Inglaterra

A localidade se chama Isle of Wight, e recebe todo o verão na Inglaterra esse festival, que em português seria chamado de Festival do Alho. Ele traz aos moradores e visitantes uma diversidade enorme de pratos que levam alho, para que todos possam se deliciar com toda a diversidade desse vegetal tão apreciado por todo o mundo. As receitas variam de cremes, sopas, molhos, pratos principais e até cervejas. O festival ainda conta com diversas atrações, como uma jukebox humana e ainda uma comitiva saída diretamente da história fantástica de Star Wars. A festividade arrecada fundos para diversas instituições, e ocorre em meados de agosto.

Street Food Festival, EUA

Também no mês de agosto, mas nos Estados Unidos, ocorre mais um festival super popular de gastronomia. Conhecido por todo o mundo, ele reúne mais de 50 mil pessoas e é completamente gratuito, servindo para divulgar o trabalho dos principais restaurantes e cantinas da região. Ela é uma excelente oportunidade para a promoção de novos empresários devido à sua popularidade, e como não tem fins lucrativos é um festival sempre alegre e delicioso.

Maine Lobster Festival, EUA

Muito divertido e inusitado, esse é um dos festivais mais populares do mundo. Ele ocorre em Rockland, nos Estados Unidos, e é sempre notícia por toda a parte. Grandes e deliciosas lagostas são cozidas no maior caldeirão já visto, pra satisfazer todas as pessoas que aparecem por lá. O festival ainda conta com a famosa Loobster Crate Race, uma corrida onde os competidores passam em engradados de lagosta e competem para conseguir a porção mais rápido. Esse é, sem dúvidas, um dos festivais mais divertidos do mundo.

Galway Oyster Festival, Irlanda

Conhecido como o festival da Ostra, na verdade ele traz diversos frutos do mar nas suas atrações. Esse festival ocorre na Irlanda no final de setembro, na cidade de Galway. Muito tradicional e querido pela população local e pelos turistas, ele conta com uma competição quase absurda de abertura de ostras, que na verdade se torna muito divertida. As mulheres a as crianças também se divertem com a competição Elegant Lady, que elege as melhores fantasias ou máscaras do festival, de forma alegre e descontraída.

festivais gastronômicos

The Crave Sydney International Food Festival em Sydney

Esse é um dos eventos gastronômicos mais conhecidos da Austrália, e ocorre em Sydney todos os anos em outubro. Ele toma diversas avenidas e ruas da capital australiana, e encanta visitantes e moradores com diversos pratos típicos de várias regiões do mundo, não sendo específicos apenas da região. Muitos chefs e profissionais ligados à gastronomia comparecem ao evento para a divulgação do seu trabalho.

Muito churrasco e comida internacional circula pelas avenidas, e diversas atrações artísticas e competições são organizadas para entreter e divertir todos que prestigiam essa data tão importante no calendário da Austrália. O festival é mais uma das diversas atrações que a cidade oferece aos turistas, e mais um dos diversos eventos que cobrem o calendário australiano e que fazem da região tão rica quanto bonita.

Festival das Trufas Brancas em Alba, Itália

A região do Piemonte, na Itália, é a que abriga esse delicioso festival. Ele já é tradicional e conhecido no calendário de eventos gastronômicos de todo o mundo, e marca a temporada de trufas na Itália. O festival geralmente ocorre próximo ao final do ano, nos meses de outubro e novembro, e se transforma no principal destino para os profissionais de gastronomia de todo o mundo, já que é uma referência e uma excelente oportunidade para eles.

A Trufa é um ingrediente essencial para muitos pratos e enriquece muito a experiência gastronômica de todas as trufas são de excelente qualidade e encantam todos que as experimentam, e nesse festival toda a tradição do fruto é preservada e cultuada, sendo praticamente um festival de cultura e gastronomia.

Hokitika Wild Food Festival, Nova Zelândia

Esse não é mais um festival gastronômico, pelo contrário, é um festival diferente e descontraído. Ele acontece na Nova Zelândia, em diversas cidades e corre por todo o território. Esse festival traz comidas exóticas e pratos que nem todos conseguem encarar, e é justamente por essa diversidade que ele é famoso. É possível encontrar larvas, minhocas, testículos de animais e muitas outras esquisitices, mas existe ainda uma quantidade razoável de comida “normal” para quem não engole qualquer coisa. O festival é uma celebração alegre e contagiante da cultura do país e da felicidade do seu povo.

Como o festival convida milhares de turistas para as cidades envolvidas, o país vira uma festa e os turistas se esbarram por todos os cantos. Esse é um dos festivais mais bonitos do mundo, e um dos que valem mais à pena experimentar.

Savour em Cingapura

Esse festival é mais voltado para os profissionais de gastronomia, e reúne os principais chefs do mundo. Esse é considerado um dos principais (senão o principal) festival gastronômico da Ásia, e os representantes de diversos países comparecem para enriquecer a bagagem cultural dos países de origem, e com o intuito da realização de uma verdadeira conferência, para que haja um intercâmbio entre os países. As atividades incluem demonstrações e workshops disputados, e são uma excelente oportunidade para que as culturas sejam representadas e para que novos paradigmas surjam na área gastronômica.



Comente!




*Campos obrigatórios