Fortaleza

Entre as praias mais belas do Brasil, Fortaleza também tem vida urbana e noturna agitada

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Capital do estado do Ceará e a capital mais próxima da Europa, Fortaleza atrai turistas brasileiros e estrangeiros do mundo todo por suas belas praias, clima agradável e vida noturna bem agitada. Um dos principais destinos brasileiros, a cidade ainda esbanja a simpatia de seus moradores. Fortaleza é a junção de uma grande cidade metropolitana com o clima tranquilo de um litoral.

O que fazer em Fortaleza

Sem dúvida, as praias de Fortaleza são suas principais atrações turísticas. A praia de Mucuripe, a cinco quilômetros do centro, é de onde saem os principais passeios de barco e aonde pescadores chegam com suas pescas. Já a praia de Meireles, mais próxima ao centro, é onde estão os grandes e luxuosos hotéis da Avenida Beira-Mar. Ali, no final da tarde, caminhada entre família, crianças brincando e a tradicional feira noturna ganha a região.

A Praia de Iracema está entre os principais pontos turísticos em Fortaleza e um dos seus cartões postais. É a praia mais central, onde estão localizados os bares, restaurantes e casas noturnas, como a famosa O Pirata. É também ali que está a Ponte dos Ingleses, um píer tido como melhor local da cidade para ver o pôr-do-sol. A praia do Futuro, considerada uma das melhores da cidade, reúne quiosques, espreguiçadeiras, muitas barracas com refeições e bebidas e atrações para as crianças.

Fortaleza, Ceará

E todas essas praias dentro dum raio de, no máximo, dez quilômetros do centro. Para quem gosta de caminhar ou andar de bicicleta, é possível visita-las com tranquilidade. Porém, Fortaleza reserva ainda muito mais. Não deixe de fora de seu roteiro, as praias mais afastadas. A 35 quilômetros está a famosa Praia de Cumbuco, ponto de onde saem os passeios de bugues e quadriciclos pelas dunas. Apesar da distância, esse passeio é obrigatório para quem quer conhecer a beleza natural da cidade, fora da zona urbana e ainda se aventurar em atividades como tirolesa. As paisagens são realmente incríveis!

Fortaleza, Ceará

Um pouco mais longe, porém imperdível, está a Praia de Canoa Quebrada, a 180 quilômetros (cerca de duas horas de viagem). A praia reúne trilhas e falésias coloridas, além das praias e dunas. O cenário é raro e já foi palco para filmes e novelas. A visão é fascinante. São tantas praias que, se sobrar tempo no seu guia turístico, visite também Morro Branco, Icaraí e Lagoinha.

Fortaleza, Ceará

Para fechar com chave de ouro, está o Beach Park, a 30 quilômetros do centro de Fortaleza. Para quem decide viajar com família e crianças, o passeio é garantia de diversão. O parque aquático, tido como um dos melhores do país, reúne atividades leves e também radicais, para aqueles que se aventuram.

No entanto, não só de praias é feita a capital cearense. Não deixe de fora de seu guia de viagem os lugares históricos e culturais da cidade. O Centro Cultural Dragão do Mar reúne diversos programas culturais como teatro, cinema, planetário, espaço para esportes e ainda o Memorial da Cultura Cearense. O Theatro José de Alencar, mais importante teatro da cidade, também merece uma visita por sua incrível estrutura de ferro. Visite ainda o Farol velho de Murucipe, o Palácio da Abolição e a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Para quem gosta de esportes, conheça a Arena Castelão, reformada para a Copa das Confederações e Copa do Mundo de Futebol.

Fortaleza, Ceará

Quando a noite chegar, hora de conhecer a vida noturna cearense. A Avenida Beira-Mar reúne os principais bares, casas noturnas e restaurantes da cidade. Não deixe de tentar dançar um bom forró, de preferência às segundas-feiras no Pirata. Para quem quer saborear um pouco da comida típica, experimente caranguejo, camarão, carne de bode, carne de sol e a famosa tapioca.

Para quem gosta de ir às compras, o Centro de Artesanato do Ceará é de deixar qualquer um fascinado com tantas opções de tapeçaria, cerâmicas, roupas, lembrancinhas e muito mais. Visite também o Mercado Central, cinco andares de quiosques e boxes de artesanatos, restaurantes e produtos regionais. De noite, a feira de artesanato da Avenida Beira-Mar também oferece boas opções.

Fortaleza, Ceará

Dicas de Turismo em Fortaleza

Faz calor – e muito! – o ano todo em Fortaleza. No entanto, a época de chuvas costuma atrapalhar quem quer conhecer a cidade. Evite visitar a cidade entre março e maio, época em que as chuvas não facilitam o turismo.

É no centro da cidade que estão as principais opções de hotéis, tanto as pousadas mais baratas como os prédios luxuosos. Para circular pela cidade, faça o que der a pé e utilize também os ônibus públicos. Para quem quer um pouco mais de liberdade e pretende circular até as praias mais distantes, alugar um carro é uma ótima alternativa. Para quem estará sem carro, utilize táxis durante a noite.

Separe os óculos de sol, o protetor solar e boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios