Gramado

O frio da Serra Gaúcha oferece muito aconchego entre parques, arquiteturas alemãs e muitas festas o ano todo

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado esbanja charme e atrai turistas por sua cultura e festas. Localizada na Serra Gaúcha, suas atrações turísticas agradam visitantes de todas as idades. São passeios para todos os gostos, tudo com muito requinte das colônias alemãs e italianas da região.

Gramado

O que fazer em Gramado

Opções não vão faltar para quem decidir passar alguns dias em terras gaúchas. São muitos parques, museus e opções de cultura e gastronomia para explorar pela cidade. Entre os pontos turísticos em Gramado mais procurados está o parque Mini Mundo, um encantador parque em miniatura, com castelos, pontes, casas e igrejas no estilo europeu. A arte foi feita por um imigrante alemão e é um dos lugares mais procurados na região.

Gramado

O Parque Gaúcho, recém-inaugurado, é um verdadeiro memorial da cultura de Gramado, reunindo não só história e tradição da cidade, mas também de toda a cultura gaúcha. Chimarrão, churrasco, bombachas, carroças antigas, e muito mais sobre tudo o que compõe esse território tão diferente e interessante. Não deixe de incluir esse programa em seu roteiro. Ao lado do Parque está o Zoológico da cidade, que também é ótima opção para quem gosta dos animais ou para aqueles que viajam com crianças.

O Lago Negro também não pode ficar de fora da sua viagem. O ponto é cartão postal da cidade e reúne amantes das caminhadas e passeios de bicicleta entre árvores ou para quem gosta de andar de pedalinho. Além desse, o Lago Joaquina Rita Bier também atrai turistas. O local é palco para o espetáculo Nativitaten, durante o Natal de Luz que acontece na cidade e apresenta belíssimas queimas de fogos e águas dançantes.

Gramado

Para quem gosta de museus, Gramado também tem boas opções. Não deixe de incluir em seu guia de viagem uma passadinha pelo Museu de Cera Dreamland, onde Michael Jackson e Harry Potter, além de muitas outras celebridades, te esperam. Visite também o Museu Medieval, o Museu da Moda e o Hollywood Dream Cars, com muitos carros e motocicletas antigas. Por fim, passe no Reino do Chocolate, para conhecer como o doce é feito e saber muito mais sobre sua história e curiosidades.

Agradando todos os gostos, Gramado oferece enormes jardins de hortênsias e passeios de carros como Mustang ou um Porsche. E aí, qual programa você vai escolher? O que também costuma atrair qualquer paladar é a gastronomia da região. Escolha entre um tradicional churrasco gaúcho, as comidas típicas alemãs ou um fondue para esquentar no inverno. Para quem gosta de degustar um bom vinho, Gramado e cidades vizinhas como Garibaldi e Bento Gonçalves, têm vinícolas ótimas, consideradas as melhores do país.

Depois de gastar um pouco com uma saborosa comida e um sofisticado vinho, hora de ir às compras. Gramado oferece ótimas lojas para os amantes de chocolates, mas quem procura roupa também encontrará preços muito bons para couro, lã e malhas. Depois de rodar o centro da cidade, visite também a vizinha Igrejinha, com preços bem acessíveis e malharia direto da fábrica.

Para fechar sua viagem com chave de ouro, a cidade de Gramado ainda conta com uma programação agitada de festas e festivais ao longo do ano. Entre fevereiro e março, a Festa da Colônia se espalha pela cidade com produtos de origem rural, como queijo, vinhos, geleias e muito mais. Nos dias que antecedem a Páscoa, a Chocofest é a atração da cidade, com muito chocolate e festividades religiosas. Já em julho, o Festival de Inverno recebe muitas atrações culturais e em Agosto abrem-se as cortinas para o Festival de Cinema de Gramado. Para encerrar o ano, o Natal de Luz ilumina a cidade e atrai turistas de todos os lugares do país para ver as incríveis decorações e espetáculos pelas ruas. Escolha qual época viajar e divirta-se!

Gramado

Dicas de Turismo em Gramado

Para o seu guia turístico ficar completo, anote mais algumas dicas em Gramado. Para chegar até a cidade, opte por um dos dois aeroportos mais próximos, de Porto Alegre ou de Caxias do Sul. Para circular na cidade, utilize táxis e abuse das caminhadas a pé pelo centro. O trânsito de Gramado costuma ser muito organizado e o respeito por pedestres é visto pelas ruas.

Por estar localizada na Serra Gaúcha, o clima da cidade costuma ser mais ameno. No verão, os termômetros marcam médias de 22°C. Já no inverno, as temperaturas são sempre muito baixas, podendo chegar próximas a 0°C. Com um pouco de sorte, é possível ver neve por lá. Prepare os gorros e cachecóis e vá saborear um fondue de chocolate para aquecer do frio. Boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios