Guia de Festas no Brasil

Saiba quais são as festas populares no Brasil mais recomendadas

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

O Brasil é um país que vive em festa. Entre finais de semana, férias e feriados, temos um dos calendários culturais mais diversificados do mundo. Muitas cidades em diversos estados do país abrigam festivais, comemorações e bailes para todos os gostos, idades e preferências. Desde eventos culturais mais tranquilos e sossegados, até festas superbadaladas e animadas, nosso país fervilha música e agitação durante o ano todo! Sorte de quem mora aqui, e sorte de quem vem nos visitar, já que em qualquer época do ano que se desembarque no Brasil há sempre atrações esperando de braços abertos.

Mesmo que haja festas isoladas e festivais específicos, os mais conhecidos e visitados são festivais culturais municipais ou estaduais, que são administrados pelas prefeituras, mas realmente executados pelo povo, pela massa brasileira que toma as ruas e os bairros e grita a sua cultura aos quatro ventos. Os turistas, impressionados com tamanha disposição, ficam com uma impressão de que por aqui só se faz festa, e não imaginam que, quanto mais se trabalha, mais se quer relaxar. Os festivais se espalham por todo o país e crescem em importância, à medida que as pessoas tomam a consciência de que a música e a arte fazem parte da identidade de um povo.

show de rock

Janeiro

Janeiro é o mês que marca a passagem do ano, muito vibrante e colorida por todo o Brasil, principalmente pelo seu extenso litoral. O réveillon é comemorado em capitais como Rio de Janeiro- RJ, Vitória- ES, Salvador -BA, Recife -PE, e muitas outras com queima de fogos inesquecível à beira-mar e shows espalhados por todo o país. Temos ainda a passagem do ano tradicional em capitais cosmopolitas como São Paulo -SP, Belo Horizonte -MG e Porto Alegre -RS, que traz muitas atrações musicais e artísticas para todo o público.

Janeiro é marcado ainda pelo aniversário da Cidade de São Paulo -SP, no dia 24, que traz muita comemoração, música, teatro e promoções da prefeitura para todos. A partir do dia 12 de janeiro contamos também com o início das atividades dos blocos de carnaval no Rio de Janeiro, e em meados desse mês cidades como Salvador -BA, Recife -PE e Olinda -PE inicial suas preparações para o carnaval, com aquecimentos, trios elétricos e muitas outras atrações. Temos ainda o evento já tradicional Fest Verão Paraíba, que conta com muitos artistas de axé e pagode para agitar o calor e as praias de João Pessoa -PB.

Fevereiro

O mês de fevereiro é um mês de festas para o Brasil, sendo que, se o carnaval por motivo do destino cai no mês seguinte, as festas já começam por aqui. Muitos blocos e trios elétricos em cidades brasileiras começam as suas apresentações antes mesmo do carnaval, como um aquecimento ou uma preparação para a maior festa do país. Nas cidades tradicionais onde ocorrem os desfiles das escolas de samba, também há o aquecimento das baterias e os ensaios gerais nos galpões de cada escola.

Temos ainda agendado para fevereiro o festival Planeta Atlântida, um dos maiores do país, ocorrendo nas suas últimas edições nas praias de Florianópolis -SC e na praia de Atlântida-RS. O evento traz bandas e atrações de rock para as areias sulistas, em um verdadeiro encontro de gigantes do rock brasileiro, que já se tornou tradicional e é esperado por uma legião de fãs o ano inteiro. Idealizado pela rádio Atlântida, que cobre as regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o evento cresceu muito e é um dos principais no cenário brasileiro.

Março

Março esse ano o mês oficial do brasileiro, o mês do carnaval . O carnaval no Brasil faz o país inteiro parar, visitar, curtir e dançar como nunca. As cidades de São Paulo -SP e Rio de Janeiro -RJ contam com o desfile das grandes escolas de samba do Brasil, que atrai turistas de todo o mundo. Mas o carnaval se espalha como uma epidemia por todas as cidades, que criam e recriam festivais, shows e festas tradicionais para agradar seus turistas.

A capital Salvador -BA conta com o maior desfile de blocos e o maior carnaval de rua do mundo, com milhões de foliões pelas ruas e avenidas atrás dos artistas, que cumprem uma verdadeira maratona. Capitais como Olinda -PE contam com um carnaval de rua tradicional, que enche os olhos dos turistas e o coração dos moradores. Normalmente em fevereiro, o carnaval esse ano terá início no dia 03 de março.

Abril

Esse pode ser um dos meses mais importantes para o rock no Brasil. Temos inicialmente o evento Abril Pop Rock, que ocorre em Recife -PE, já conhecido pelo público e já consagrado pelos artistas. A sequência de shows leva milhares de pessoas à capital pernambucana, com alguns dos melhores artistas brasileiros do gênero. E nesse mesmo mês temos o festival Lollapalooza, um festival internacional que recentemente chegou ao Brasil.

Cheio de controvérsias e polêmicas em muitas localidades onde ocorreu, o festival traz nomes de peso da música mundial para o nosso país. O evento é um dos maiores em público do cenário brasileiro, mesmo tendo um dos ingressos mais caros também. Mas os fãs dizem que, pela maratona de excelentes shows, tudo vale a pena.

Maio

Maio é um mês mais ou menos neutro, que marca a saída do verão e a espera pelo inverno, no indefinido outono Brasileiro. Mas o mês pode ser muito rico culturalmente, principalmente para os paulistas. É que nesse mês que ocorre uma das principais maratonas culturais do país e do mundo, a Virada Cultural Paulista, um evento já tradicional que toma as ruas, praças e diversos estabelecimentos da capital São Paulo-SP. São eventos gratuitos que incluem shows de todos os gêneros em palcos montados ao ar livre, teatro na rua ou nas diversas casas de shows (que são abertas ao público), cinema de graça, circo e muitas outras atrações, para todos os gostos e para todas as idades. A festa já leva milhares de turistas de todo o país para a capital paulista, e a cada ano o evento cresce em importância.

Outros eventos ainda se espalham pelo país nesse mês, como o festival de Itaperuna-RJ, que conta com diversos artistas populares do Brasil, a tradicional Festa do Vinho, em Catas Altas-MG que reúne centenas de turistas de todo o país, e ainda muitas outras pequenas festividades que enchem o mês com muita música e diversão.

Junho

Junho é um dos meses mais importantes para a cultura nacional, visto que muitas festas acontecem nesse mês e marcam a identidade do nosso povo. Uma das mais importantes festas, o Festival Folclórico de Parintins, é um atrativo para os olhos do público nacional e internacional, dando vida à Amazônia e mostrando ao mundo uma parte importantíssima da cultura brasileira. A cidade de Parintins-AM recebe milhares de turistas que chegam por toda a parte, para ouvir as toadas de boi-bumbá e para assistir o desfile dos dois bois rivais, o Garantido e o Caprichoso. O festival é cheio de rituais, música e muita mística, e é um dos mais belos e originais do Brasil e do mundo.

festa eletrônica

Em junho ainda ocorrem as festas juninas por todo o país, que são particularmente tradicionais no nordeste do Brasil. Cheia de figuras folclóricas, roupas cheias de significado e comidas típicas, essa festa invade todo o Brasil em uma só corrente, sendo talvez a maior união cultural do Brasil em todo o ano. As festas juninas possuem ainda diferentes subfestivais e festas paralelas com o mesmo plano de fundo, que comemoram comidas típicas como o Pinhão, músicas tradicionais como o forró e toda as lendas que envolvem a data.

Julho

Um dos festivais mais conhecidos e disputados do país ocorre em Julho. Trata-se do Festival de Inverno de Campos do Jordão, uma festividade que envolve músicos e artistas de todo o país e tomam a cidade de Campos do Jordão-SP. Com seu clima típico de montanha, a cidade abriga em toda a sua extensão concertos, peças de teatro, diversas oficinas de arte e música, masterclasses e shows, recebidos com entusiasmo pelo público. Toda essa festividade tem como cenário uma cidade fria com cara de europeia, e que oferece o melhor em gastronomia e hospedagem para todos os seus visitantes.

Agosto

Esse mês marca o fim do inverno, e é um dos mais tranquilos no calendário brasileiro. Em agosto temos agendadas festas como a festa de Montes Claros-MG, com diversos grupos folclóricos que se apresentam nas ruas da cidade mineira. Temos também a festa de São Roque-SP, também uma festa folclórica, mas que adquire temas distintos a cada ano como homenagem à cultura brasileira. A festa inicia tradicionalmente com um desfile, de veículos agrícolas tradicionais, representantes do povo de época e muito simbolismo.



Comente!




*Campos obrigatórios