Ilha do Mel

Um paraíso escondido no litoral do Paraná. A Ilha do Mel oferece paisagens incríveis e a natureza para se aventurar

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Há quem diga que o litoral paranaense não está entre os melhores do Brasil, mas o estado do Paraná pode revelar lugares incríveis para aqueles que se arriscam em descobrir seus segredos. A Ilha do Mel é reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera, título que demonstra a importância da preservação da natureza local, não só para a cidade, mas para todo o mundo.

A Ilha faz parte do município de Paranaguá e é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná, que controla a entrada de turistas na região, permitindo o máximo de cinco mil pessoas. Além disso, não é permitida a entrada de animais como força de tração nem de motor. Tudo isso para garantir que o ambiente da ilha permaneça intacto, com sua beleza natural.

O que fazer na Ilha do Mel

Viajar até a Ilha do Mel é ter a sensação de fugir de toda a urbanização e o estresse de uma grande cidade. Relaxar e curtir a paisagem são garantias de quem decide passar uns dias por lá. As principais atrações turísticas da ilha são suas belíssimas praias. Entre as mais procuradas está a Praia de Encantadas, que conta não só com uma bela visão do pôr-do-sol, mas também oferece ótimos bares e restaurantes em sua orla. O banho em suas águas não é indicado, pois é a praia mais frequentada e, com isso, mais poluída.

Pôr do Sol na Ilha do Mel

Pôr do Sol na Ilha do Mel

Inclua em seu roteiro uma passada na Praia do Farol, próxima ao Farol das Conchas. A praia é procurada para mergulho e atividades em alto mar como o banana-boat e jet-ski. O Farol também é um dos pontos turísticos na Ilha do Mel mais procurado. Sua arquitetura antiga no alto do morro pode ser vista de praticamente qualquer ponto da ilha.

A Praia da Fortaleza também merece estar em seu guia de viagem. O nome remete ao forte localizado ali. A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres está sobre o Morro da Baleia. Para chegar até lá, somente por trilhas. A construção não só oferece muita história e objetos antigos, como também um mirante com uma visão panorâmica inesquecível.

Além dessas praias, não deixe de visitar também a Praia Grande, a Praia do Miguel a Praia de Fora e o Mar de Fora, onde está a Gruta das Encantadas, um dos passeios mais famosos da região, construída pela ação do mar, que atrai milhares de turistas todos os anos.

Não só de praias será feito o seu guia de viagem até a Ilha do Mel. O local conta também com ótimos parques. Faça uma visita até o Parque Estadual Rio do Onça, o Parque Natural Municipal do Perequê e o Parque Nacional do Superagui.

A maioria dos turistas busca em Ilha do Mel um local bom para relaxar e fazer passeios românticos a dois, no entanto a ilha pode também ser um ótimo destino para quem quer se aventurar um pouco mais. O surfe está por todos os lugares, já que diversas praias têm mares agitados e ondas propícias para quem pratica o esporte. As trilhas também são outra atividade que os aventureiros procuram por lá. Além disso, há quem se arrisque num voo de asa delta para ver lá de cima a incrível paisagem da ilha. A pesca esportiva também é muito praticada entre turistas e moradores. São esses jovens aventureiros que também agitam a região de noite, nos bares da cidade, com muita música.

Ilha do Mel Possuí Lindas Praias

Ilha do Mel Possuí Lindas Praias

Na hora de gastar um pouco nas compras, os artesanatos são as lembranças mais vendidas. As cangas também são itens que costumam fazer sucesso por lá, não só pela sua beleza, mas também por serem adereços bons para proteger do sol e carregar até a praia.

Dicas de Turismo em Ilha do Mel

Para sua viagem ficar completa, anote mais algumas dicas em seu guia turístico. Lembre-se que Ilha do Mel está isolada e bem diferente dos grandes centros urbanos. Leve dinheiro, já que não há caixas eletrônicos por lá e procure ter com você objetos que não são encontrados facilmente em lugares como esse, como remédios, utensílios de emergência e para quem quer acampar.

A ilha está a 130 quilômetros de Curitiba. Para chegar até o centro da ilha, chamado de Nova Brasília, é preciso desembarcar de avião em Curitiba e de lá tomar um ônibus até o porto de Paranaguá ou até o terminal de Pontal Sul. De lá, então, é possível fazer a travessia de barco até a Ilha do Mel. Chegando lá, é curtir a paisagem e a natureza! Boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios