Jamaica

Uma natureza generosa, a cultura rastafári, o reggae e muito o que descobrir pela ilha

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América Central

Jamaica, a terceira maior ilha do mar do Caribe, é berço do reggae e de belas paisagens. A cultura rastafári e a tranquilidade dos moradores são ícones culturais que encantam os turistas. O país tem descoberto seu potencial turístico e já recebe milhares de pessoas todo ano.

O que fazer na Jamaica

Há muito que conhecer nas terras jamaicanas. Não há como deixar de fora do roteiro a história do reggae e de Bob Marley, espalhada e eternizada por todas as principais cidades. Além dessa rica cultura, que reserva um capítulo a parte nessa viagem, as paisagens naturais da Jamaica são grandes atrações turísticas como praias, fauna e flora local.

Para finalizar, a gastronomia da região também merece uma atenção especial, além dos pontos históricos que contam toda a trajetória desse país.

Principais cidades

Kingston é a capital da Jamaica e está entre as cidades mais importantes do país. Cheia de contrastes, a região é urbana, desenvolvida economicamente e cheia de artistas espalhados por suas ruas, além de bares e casas noturnas.

Resort em Kingston - Jamaica

Resort em Kingston – Jamaica

Para quem quer conhecer o potencial artístico da cidade, visite a National Gallery e Rockfort, a rua do antigo forte, tomada por artistas. Para quem quer ver de perto o desenvolvimento recente da cidade, visite o distrito comercial de New Kingston, cheio de prédios e escritórios. Na capital, não dá para deixar de fora do guia de viagem uma passada pelo Bob Marley Museum, um dos principais pontos turísticos na Jamaica, e conhecer a fundo a história desse lendário jamaicano que ganhou o mundo. O local serviu de casa e estúdio do cantor até sua morte, em 1981.

Negril, localizada a oeste do país, é outra cidade entre os principais destinos turísticos da Jamaica. Há quem diga que as principais praias jamaicanas estão situadas ali. Bloody Bay, uma das atrações turísticas mais procuradas na cidade, é uma baía com águas transparentes, areia branca e vegetação preservada. A cidade também é muito procurada pelos mergulhadores pela quantidade de corais e diversidade colorida no fundo do mar.

São tantas belezas da natureza que são precisos alguns dias para aproveitar tudo com calma e tranquilidade. Não deixe de fora a praia 7 Mile, Cousin’s Cove e o incrível encontro do mar com as falésias de West End Road. Além disso, próximo ao Rick’s Café, observe os corajosos jovens que pulam e mergulham do penhasco e aproveite para assistir ao pôr-do-sol. Por fim, faça um tour histórico com um guia local e entenda mais sobre a cultura rastafári do país.

Montego Bay, ao norte do país, é outra cidade privilegiada pela natureza. Chamada de MoBay, a cidade reúne praias fascinantes como Walter Fletcher, onde é possível se divertir com banana boats e jet skis e Doctor’s Cave Bay, famosa pela lenda das águas que curam doenças e por uma ampla rede de restaurantes e casas noturnas. Visite também Cockpit Country, com caichoeiras, cavernas e muito mais.

Visite também a Laguna Luminosa, uma incrível lagoa rodeada de um pântano. Ali, os micro-organismos emitem luz e promovem um verdadeiro espetáculo da natureza. Como não pode faltar, o reggae está por toda a parte de MoBay. Conheça o Bob Marley Experience &  Theatre, um complexo de compras, entretenimento e música e confira a agenda da cidade para saber quando acontece o Reggae Sumfest, maior festival de reggae do mundo.

Para fechar a viagem jamaicana com chave de ouro, visite a cidade de Ocho Rios. A Baía do Descobrimento merece ser visitada por sua incrível paisagem. Passe também pelas cachoeiras do Rio Dunn e pela Dolphin Cove. A cidade ainda cultiva as culturas indígenas presentes nas vilas locais. Estique ate Nine Miles, a duas horas de Ocho Rios, local onde nasceu Bob Marley.

Ilha em Ocho Rios - Jamaica

Ilha em Ocho Rios – Jamaica

Se sobrar um espacinho em seu guia turístico, visite as regiões de Port Antonio, Whitehouse, Blue Montains e Gondeneye.

Dicas de Turismo na Jamaica

Para viajar até a Jamaica com um roteiro completo, confira mais algumas dicas. O idioma falado no país é o inglês, com um sotaque jamaicano incrível. Não estranhe ao ser chamado de “man”, por todos os moradores locais e acostume-se com a expressão “no problem” para tudo. Os jamaicanos são tranquilos e nada os tira essa tranquilidade.

O dólar jamaicano é bem desvalorizado em relação ao dólar americano, por isso, as compras na Jamaica são tentadora. Aproveite essa vantagem monetária e divirta-se nos artesanatos, lembranças locais e marcas americanas.

Não há voos diretos do Brasil até a Jamaica. É preciso fazer uma escala. Para entrar no país não é necessário visto, porém, se optar por uma escala nos EUA, precisará do visto americano de turista. Pode optar-se também pela escala feita no Panamá. O clima é tropical, faz calor boa parte do ano, entre 23°C e 30°C. Nos meses de maio, junho, setembro e outubro, as chuvas costumam aparecer.

Não deixe de experimentar a gastronomia local como por exemplo o jerk pork ou jerk chicken, carne de porco ou frango com pimenta, o goat curry, carne de cabra com molho curry, e o ackee, um peixe salgado acompanhado desse fruto. Tudo isso sempre junto do rum, bebida mais tradicional do país.

Apesar da fama que o país leva sobre o consumo da maconha, a erva é proibida no país e o rigor dessa lei é ainda mais forte com turistas. Outro hábito famoso no país são os espaços hedonistas, adultos e nudistas. Esse hábito acontece em várias praias, porém nada é obrigatório.

Com todas essas dicas em mãos, prepare seu roteiro e boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios