Jericoacoara

Um paraíso escondido entre as dunas. Jericoacoara está entre os destinos mais lindos do País.

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Um paraíso escondido numa vila de pescadores. É assim que Jericoacoara pode ser definida. A praia, localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, conserva um clima rústico, pacato e relaxante em meio a tanta beleza natural.

O que fazer em Jericoacoara

Entre tantas atrações turísticas na região, é a natureza que se apresenta como personagem principal. Um dos principais programas feitos pelos turistas é assistir ao pôr-do-sol.  A Duna do Pôr-do-sol fica repleta de visitantes perto do horário de assistir um dos mais belos espetáculos brasileiros. Nessa duna é possível encontrar também bares e restaurantes. Após o sol se por, muitos já prolongam a noite e se divertem por ali mesmo.

Dunas em Jericoacoara

Dunas em Jericoacoara

A Praia da Malhada é melhor para banho que a Duna do Pôr-do-sol. Ali é possível mergulhar e nadar. Também é ali em que se inicia a trilha que leva até um dos principais pontos turísticos em Jericoacoara, a Pedra Furada. Nos meses de julho e agosto, o sol se encaixa perfeitamente no furo no centro da pedra, formando um incrível cartão postal. Esse fenômeno, no entanto, acontece somente na maré baixa.

Ainda na região, porém fora da vila, é possível encontrar as belíssimas Lagoa Azul e Lagoa Formosa. Programe seu roteiro para fazer esses passeios em um dia, já que é preciso de bugue até essas áreas. As lagoas, em épocas em que a chuva colaborou, formam verdadeiras piscinas com redes para deitar e ficar com parte da água submersa. Não há nada mais relaxante, diante de um cenário exuberante como esse.

Os esportes radicais estão por todas as partes de Jericoacoara. É sempre possível ver um grupo de capoeiristas fazendo apresentações por lá, além de poder ter seu momento na capoeira e fazer aulas. O windesurfe, kitesurfe, surfe e bodyboard também são muito vistos nas águas de Jeri. Se estiver disposto a se aventurar, inclua em seu guia de viagem algumas aulinhas.

Para quem adora fazer compras e levar suas lembrancinhas, o artesanato local é quase irresistível. São bolsas feitas à mão, toalhas de mesa e redes para descansar, além de muitos outros pequenos objetos de decoração. Entre os turistas, principalmente não brasileiros, as camisetas com o nome da Praia costumam fazer sucesso.

Pedra Furada - Jericoacoara

Pedra Furada – Jericoacoara

Na hora de provar da gastronomia local, os peixes e frutos do mar são os ingredientes mais encontrados nos pratos saboreados. A carne-de-sol também costuma ser uma boa pedida. Para quem busca diversão, a sugestão é se arriscar no forró, nem que seja para aprender os primeiros passos. O som é muito escutado por lá e está nos principais bares da noite.

Dicas de Turismo em Jericoacoara

Com um destino tão diferente como Jericoacoara, é preciso ficar de olho em algumas dicas e anotá-las em seu guia turístico. Para viajar até Jeri, é preciso primeiro chegar até Fortaleza. De lá, são mais 300 quilômetros até o município. É possível pegar ônibus em Fortaleza que faz essa viagem, que dura cerca de seis horas. Depois disso, apenas veículos com tração nas quatro rodas chega à Vila de Jericoacoara, pelas dunas.

O verão é a melhor época para visitar a cidade. Porém, no inverno, os termômetros ainda costumam marcar altos números. No entanto, é nesse período que a chuva aparece a atrapalha alguns passeios.

Para se hospedar, o destino, muito procurado por estrangeiros, tem se aprimorado cada vez mais. Hoje, já é possível encontrar pousadas mais simples e mais baratas até incríveis hotéis com piscinas e toda a estrutura para receber seus turistas. Faça as malas e descubra esse paraíso. Boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios