Maragogi

Um dos lugares mais belos do país, Maragogi é um paraíso em Alagoas, com as maiores piscinas naturais do mundo

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Um verdadeiro paraíso natural no território de Alagoas. O município, com cerca de apenas 30 mil habitantes, é destino certo para quem procura belas paisagens litorâneas. Maragogi está localizada na Costa dos Cocais, região de Proteção Ambiental e suas piscinas naturais são os grandes cartões postais da cidade.

O que fazer em Maragogi

Os principais passeios na cidade de Maragogi se relacionam com dois momentos importantes: a luz do sol e o movimento das marés. O brilho do sol permite que turistas curtam ainda mais as praias locais e vejam a água cristalina. Já as marés ajudam na hora de visualizar os recifes de corais que deixam a paisagem ainda mais bonita.

Piscinas de Maragogi

Piscinas de Maragogi

As galés, piscinas naturais, são os principais pontos turísticos em Maragogi. Elas estão localizadas a cerca de cinco quilômetros de distância da praia central, mas são elas que fizeram da cidade um dos destinos mais procurados no estado de Alagoas. São imensas áreas de águas calmas, cercadas de faixas de corais. As galés de Maragogi são consideradas uma das maiores d mundo e é roteiro obrigatório para quem passa pela cidade.

Em momentos de maré baixa, os turistas se aventuram no mergulho com cilindro ou snorkel e vivenciam momentos incríveis ao observar os corais e peixes que se escondem entre as rochas. Por conta da intensa preservação no local, os mergulhos costumam ser feitos com o acompanhamento de guia turístico.

As praias de Maragogi também são grandes atrações turísticas. Entre as mais procuradas estão a praia de Burgalhau, a Ponta do Mangue, praia reservada onde está o resort Miramar, praia de São Bento, praia de Barreiras do Boqueirão e a praia de São Miguel dos Milagres, onde estão localizados pequenos vilarejos com antigas produções de açúcar disputada por imigrantes holandeses italianos e espanhóis.

Para quem busca um pouco mais de emoção, inclua em seu guia de viagem um passeio de bugue. Os bugueiros levam os turistas para orlas mais distantes e paisagens incríveis. Também é possível passear a cavalo ou de charrete dentro da fazenda Marrecas por trilhas na mata. Além disso, o surfe e windsurfe são praticados nas praias mais agitadas e o mergulho é sempre uma das atividades esportivas mais procuradas pelos visitantes.

Maragogi é um Ótimo Local para Prática do Mergulho

Maragogi é um Ótimo Local para Prática do Mergulho

A Associação dos Ribeirinhos do Meio Ambiente oferece também um dos passeios mais inesquecíveis da cidade. A travessia do rio Tatuamunha junto da observação de peixes-boi, preservados pelos colaboradores da associação. Para quem gosta de fazer compras durante as férias, é na associação que artesanatos locais ganham destaque, como objetos feitos de produtos reciclados.

Os dois quilômetros da orla da praia central é onde se encontram os bares, lojas e restaurantes de Maragogi. É ali que a gastronomia local pode ser saboreada. Peixes, caranguejos, lagostas, frutos do mar e o famoso purê de banana são os pratos mais pedidos.

Dicas de Turismo em Maragogi

Viajar até Maragogi é ter a certeza de estar o tempo todo em contato com a natureza. Por esse motivo, a cidade passou a controlar a entrada diária de turistas. Nas galés, é proibido alimentar os peixes e proibido também a utilização de nadadeiras. Em algumas piscinas naturais e praias é também vetada a venda de alimentos. Por isso, antes de sair para seu passeio, se alimente bem para aguentar algumas horas nas águas alagoanas.

Para circular pela cidade, opte pelos bugues ou carros. A maioria das atrações esta afastada do centro da cidade e não é possível fazer esses passeios a pé. Para chegar até Maragogi, dois aeroportos, de Maceió e de Guararapes/Recife, são as opções para quem vem de longe. Logo em seguida, é preciso enfrentar mais alguns quilômetros de carro ou ônibus.

Muitos turistas passam por Maragogi apenas como passeio de um dia, vindos de Maceió ou Porto de Galinhas. No entanto, a cidade e suas atrações merecem mais de um dia. Programe suas férias, faça as malas e descubra esse paraíso escondido em Alagoas. Boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios