Monte Verde

Uma aconchegante cidade, que oferece charme, passeios pela natureza e a simpatia mineira

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Monte Verde não é, sequer, uma cidade, mas mesmo assim, esbanja charme, aconchego e atrai milhares de turistas de todos os cantos do país. Localizada na cidade de Camanducaia, em Minas Gerais, o vilarejo ostenta um ar europeu e já foi, por diversas revistas conceituadas de turismo, eleita como a cidade mais romântica do Brasil. São cerca de cinco mil habitantes no distrito, que recebem seus visitantes de braços abertos.

O que fazer em Monte Verde

O destino costuma ser fortemente procurado no inverno. São 120 hotéis que, apesar de não serem atrações turísticas, ganham grande importância para quem quer um bom local para se aconchegar no frio e curtir o clima da região. Assim que chegar à cidade, procure pela Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde para buscar um bom local para repousar. Em altas temporadas, procure reservar com antecedência. A cidade conta com mais de 100 opções de estabelecimentos para de hospedar, que oferecem hidromassagens e lareiras para deixar a viagem ainda mais interessante.

A arquitetura local lembra as cidades europeias. Entre belas casas, encontre bons pontos de gastronomia para sentar e saborear uma boa comida e um bom vinho. A avenida Monte Verde é onde se concentram os principais restaurantes. Um fondue, a tradicional comida mineira ou os pratos típicos das colônias da região, como a italiana e a alemã, são as boas pedidas.

Monte Verde

No entanto, não só de passeios românticos é feita a cidade mineira. A Casa dos Beija-Flores, no Hotel Fazenda Itapuá, é um dos pontos turísticos em Monte Verde mais visitado. São centenas de beija-flores em um só lugar, que encanta os olhos de crianças, adultos, fotógrafos e estudiosos. O Museu da MPB também é outro programa a constar em seu roteiro. São mais de oito mil discos e milhares de revistas e livros sobre o estilo musical.

Há também boas opções de atividades para quem quer mais diversão e aventura. A pista de patinação no gelo e o paintball Bang Bang funcionam o ano inteiro e podem garantir boas risadas para famílias ou grupos de amigos. Não deixe de incluí-los em seu guia turístico.

A vegetação de Monte Verde também é personagem principal desse cenário. A cidade localiza-se na Mata Atlântica e ipês e carvalhos decoram a região, num dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, a mais de 1500 metros de altitude. É por estar nesse lugar que Monte Verde também é muito procurada pelo ecoturismo. São várias trilhas espalhadas pelas matas, como a Trilha do Pinheiro Velho e a trilha da Pedra Redonda.

Há ainda famosos picos procurados por quem se aventura na natureza, como o Pico da Onça e o Pico do Selado. Ao preparar seu guia de viagem, não deixe de fora uma passadinha nas cachoeiras da região. Para a adrenalina subir ainda mais, opte pelos voos panorâmicos, rafting e bóia-cross, um passeio a cavalo e a velocidade das motos, jipes e quadriciclos.

Monte Verde

Se você também pretende dedicar um tempo de sua viagem às compras, Monte Verde tem ótimas opções. São as delícias de inverno, como doces caseiros, licores, vinhos e chocolates, que atraem a atenção dos turistas. As roupas também são boas pedidas e podem ser encontradas na avenida Monte Verde e nos shoppings do centro.

Monte Verde

Dicas de Turismo em Monte Verde

Escolha a melhor época para viajar à Monte Verde. É entre maio e setembro que o clima fica ainda mais frio e chuvoso, um verdadeiro convite para se aconchegar na Serra e tomar um bom vinho da região.

Para circular por lá, a melhor opção é de carro. Há muitas estradas de terra e nem todas as atividades de ecoturismo estão próximas do centro. Se não quiser alugar um carro, a cidade conta com táxis e aluguel de jipes.

Camanducaia está a 2h30 de ônibus de São Paulo. É possível também chegar de Belo Horizonte. A cidade conta com um aeroporto, porém, são naves particulares que fazem voos até lá. Programe a melhor forma de chegar até o vilarejo de Monte Verde e boa viagem!



1 comentário

  1. Hilná Ricarte

    Gostaria de receber mais informações sobre hotéis e empresas de turismo que fazem pacotes para monte verde ……solicito hotéis / categorias/ valor de diárias e como chegar na cidade !,!!,
    Agradeço a atenção .

Comente!




*Campos obrigatórios