Montreal

O charme francês com a modernidade canadense. Montreal uniu as duas culturas e oferece passeios incríveis

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Norte

Você acabou de desembarcar numa cidade do Canadá, mas por alguns minutos imagina ter pego o vôo errado e acabou descendo na França. Engano seu. Essa sensação ainda te acontecerá por vários momentos enquanto viajar pela aconchegante e encantadora Montreal. Uma cidade que une duas culturas em um só lugar, com muita sofisticação e modernidade.

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá e há quem diga que nenhuma outra cidade do mundo consiga unir em um só território tantos contrastes. Confira algumas dicas para seu guia de viagem e tire suas próprias conclusões sobre essa cidade tão excêntrica.

Oratória St. Joseph's - Montreal, Canadá

Oratória St. Joseph’s – Montreal, Canadá

O que fazer em Montreal

A cidade de Montreal transpira cultura. Por todos os lados é possível encontrar manifestações artísticas e muitos museus, monumentos, igrejas e outras atrações turísticas que carregam a História da cidade. Colonizada por franceses, a herança da França está por toda parte, na arquitetura, nas ruas e costumes.

É na região leste da cidade que está a cidade antiga. Já a oeste, a cidade hospeda sua enorme rede hoteleira e seu centro comercial e financeiro. A leste, comece pela belíssima Basílica de Notre-Dame de Montreal. De deixar de queixos caídos, a igreja é um dos principais pontos turísticos de Montreal. Durante a noite é iluminada e durante o dia recebe visitas guiadas para conhecê-la por dentro.

Essa não é a única igreja que atrai os turistas da região. Por todo o território da cidade é possível encontrar outras basílicas com arquiteturas impressionantes. Entre as igrejas mais famosas estão a Basílica de São Patrício, La Basílica, em cima de uma grande montanha, Capela Votive e o Oratório de São José. Mesmo para os visitantes menos religiosos, esses passeios enchem os olhos de beleza por dentro e por fora.

Ainda dando um show de arquitetura, estão os museus da cidade. O Museu de Château Ramezay é um incrível castelo com um imenso jardim, que serviu como casa para o 11º governador de Montreal. Para quem gosta de arte, visite também o Museu de Belas Artes e o Museu de Arte Contemporânea de Montreal.

Para quem irá viajar à Montreal no verão, não faltarão opções de parques por lá. Essas áreas arborizadas dão um charme à cidade. Escolha aquele que mais te agradar e não se acanhe em andar a pé, de bicicleta e até mesmo montar um belo piquenique.

Outros pontos turísticos em Montreal merecem entrar em seu roteiro. Não deixe de dar uma passadinha pela Hotêl de Ville, a prefeitura da cidade, pelo velho Porto de Montreal, e pelo Casino Montreal, um lugar fantástico que garantirá muita diversão entre luzes e jogatinas.

Entretenimento

Para quem gosta de esportes, os moradores de Montreal, assim como de várias cidades do Canadá, adoram praticá-los e torcer por seus times. Na cidade, você encontrar o Estádio Olympique, grande e moderno. O esporte que é mesmo o preferido dos moradores é o hóquei, com diversos times importantes na região. Se tiver a oportunidade, assista uma partida ou arrisque-se nessa atividade.

Montreal Biosphere - Museu

Montreal Biosphere – Museu

Antes de programar sua viagem à Montreal, dê uma olhada na programação de eventos da cidade. Há sempre algum bom festival ou espetáculo famoso acontecendo por lá. Para aqueles que gostam de diversão noturna, a cidade tem um leque de opções. Os montrealenses gostam muito de dançar. As baladas por lá vão até o amanhecer, já os bares param de vender bebidas às 3h. A noite de Montreal mistura o charme europeu com o agito da América do Norte.

Para deliciar a gastronomia da cidade, inclua algumas ruas indicadas para isso em seu guia turístico. Não deixe de passar pelas ruas Guy, Sherbrooke e Peel, no centro da cidade, pela St. Denis, e pela St. Paul e praça Jacques-Cartier, na região antiga da cidade.

Quando precisar ir às compras, Montreal é mesmo um paraíso. Informe-se na cidade e procure pelas inúmeras ruas que oferecem compras ao ar livre. Visite o Bonsecours Market, um antigo mercado que se tornou um centro de butiques, e o Boulevard Saint Laurent. Além deles, há diversos shoppings espalhados pela cidade.

Cidade Subterrânea

Montreal reserva uma incrível atração que poucas cidades do mundo têm: uma verdadeira cidade subterrânea. Por conta do rigoroso frio que faz na região, foi preciso criar alternativas para driblar esse clima no inverno.

São quase 30 quilômetros de corredores subterrâneos que contam com enorme infraestrutura de lojas, serviços e outros estabelecimentos. Esses corredores ligam os principais edifícios da cidade como shoppings, universidades, escritórios e pontos turísticos. Não deixe de fazer sua caminhada por lá e descobrir essa cidade escondida.

Dicas de Turismo em Montreal

Prepare-se para o frio. No inverno, os termômetros marcam médias de -10°C, com muita precipitação de neve. Já no verão, a temperatura média do local é de 21°C e é a estação do ano em que mais chove. Apesar disso, a instabilidade do clima durante o dia é praticamente uma característica da cidade. Esteja pronto para ver um pouco de sol, vento e neve dentro de 24 horas.

Não se surpreenda com os idiomas. Às vezes considerada mais francesa que a própria França, Montreal divide, historicamente, seus moradores em falantes da língua inglesa e francesa. Comunicar-se por lá não será um problema, já que sempre terá um atendente que fale inglês para te responder, porém, não se assuste com placas de trânsito e nomes de lojas escritas em francês.

Circular por Montreal é relativamente fácil. Abuse da sua disposição e desbrave o centro da cidade a pé. Quando sentir necessidade – ou muito frio – utilize o metrô, considerado muito eficiente e bonito. De forma integrada, também opte por usar as linhas de ônibus.

Com todas as dicas em mãos, prepare suas férias e conheça Montreal para ter um pé no Canadá e outro na França em um só território. Boa Viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios