Nova Iorque

Nova Iorque: cosmopolita, encantadora e até mesmo estressante. A capital do mundo tem muito o que mostrar.

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Norte

Para quem deseja viajar aos Estados Unidos, um primeiro nome sempre vem à cabeça: Nova Iorque (New York). A cidade, que recebe mais de 40 milhões de pessoas por ano, é a mais populosa dos Estados Unidos e localiza-se ao leste do País.

Nova Iorque, conhecida como a Capital do Mundo, é referência mundial não só de turismo, mas também de economia, comércio, política, cultura, tecnologia e muito mais. Decidir conhecer Nova Iorque é ter a certeza de que pisará num dos solos mais cosmopolitas e importantes do planeta.

Times Square, Nova Iorque (New York)

Foto tirada na Times Square em Nova Iorque

O que fazer em Nova Iorque

A cidade é dividida em cinco distritos: Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island e cada um deles reserva ótimas atrações turísticas que agradam àqueles que buscam entretenimento, badalação, cultura, negócios ou descanso. Confira os principais pontos turísticos em Nova Iorque e organize sua programação.

Manhattan

Manhattan é a região mais rica, onde está concentrado todo o poderio da cidade. Por ali é possível visitar lugares que constantemente mudam a situação do país e do mundo. Não deixe de passar pela famosa e enlouquecedora Wall Street. A rua é conhecida pelos homens de negócios e pelas movimentações da bolsa de valores de Nova Iorque, a mais importante do planeta.

Também é em Manhattan que está o Central Park, uma enorme área verde localizada em meio a tantos prédios modernos. Também no centro da região a Times Square é parada obrigatória para todos os turistas. O cruzamento de duas das mais importantes avenidas da cidade oferece um cenário incrível de edifícios e letreiros luminosos.

Estátua da Liberdade em Nova Iorque

Estátua da Liberdade em Nova Iorque

Outras atrações que devem ser conhecidas em Manhattan é o Empire State Building, um dos arranha-céus mais famosos do mundo, a sede da ONU e a Universidade de Columbia. Junto deles, está o Complexo do World Trade Center, local que está sendo reconstruído após o ataque de 11 de setembro e que carrega muita emoção e memória.

Não deixe também de visitar a Brooklyn Bridge, ponte que liga os dois bairros e a Broadway. Visitar Nova Iorque sem andar pela Broadway é não fazer uma viagem dignamente americana. A avenida reúne mais de 40 teatros e já foi palco para os espetáculos mais famosos e luxuosos do mundo. Reserve uma noite para assistir alguma apresentação por ali e sinta-se num filme. A avenida já foi personagem em filmes como King Kong e Independence Day.

Por fim, outro ponto obrigatório em seu guia turístico é a Ilha da Liberdade. É lá que está a tão famosa Estátua da Liberdade. Para chegar até a ilha é preciso tomar uma balsa. A estátua é um dos monumentos mais visitados do mundo e recebe milhares de turistas por ano. Durante um tempo, a visitação até a coroa da estátua foi fechada, por motivos de segurança. No entanto, o passeio já foi reaberto, mas é concorrido e nem sempre atende a todos os visitantes.

Bronx

Na década de 70, a região foi berço para o movimento cultural denominado Hip Hop. O rap, o grafitti, o breakdance e muitas outras formas de manifestação estão espalhados pelo bairro. O Bronx também é a área onde a concentração de imigrantes é grande. Latinos e afrodescendentes enraizaram grandes colônias por aí e é por isso que as culturas se misturam e novos movimentos surgem.

No bairro é possível encontrar o Zoológico do Bronx, passeio muito agradável para ser feito em família. Outro local a ser visitado é o estádio do New York Yankees, um dos times americanos de beisebol mais populares do país.

Queens

É aqui que a gastronomia recebe seus adeptos. O distrito de Queens oferece as mais diversas opções de restaurantes vindas de todas as nacionalidades do país. Se quiser se aventurar em sabores diferentes, visite algum restaurante indiano ou chinês, que trazem aos turistas as iguarias e temperos mais exóticos.

Em Queens estão dois dos três aeroportos mais importantes de Nova Iorque: aeroporto JFK International e aeroporto LaGuardia. Também é em Queens que o US Open de Tênis acontece, reunindo os melhores tenistas de todo o mundo. Se estiver na cidade durante a competição, inclua o evento em seu roteiro e divirta-se.

Brooklyn

Se você gosta de livrarias, sebos e essa atmosfera de cafés e muita leitura, o Brooklyn é parada obrigatória em seu guia de viagem. São muitos pontos desses espalhados pelas esquinas do distrito. Outro ponto a ser visitado é a ponte Williamsburg, que liga a região à Manhattan. Por lá também é possível achar parques para sentar, fazer um piquenique, tomar um sorvete e compartilhar o verão com os americanos.

Staten Island

É o único distrito que não é diretamente ligado à Manhattan. Por esse motivo, a região ficou por muito tempo afastada dos grandes agitos da cidade e não teve seu turismo desenvolvido. Atualmente, com a intenção de alavancar isso em Staten Island, o governo americano tem planos para revitalizar o distrito.

Um dos planos é construir uma imensa roda gigante dentro de um parque por lá. A expectativa é que a atração seja a maior do mundo. Junto dela, um complexo de lojas também será erguido. A previsão de conclusão é para 2015. Se estiver fazendo planos de viajar à Nova Iorque nessa época, não deixe de incluir essa atração entre os seus passeios.

Dicas de Turismo em Nova Iorque

Nova Iorque é encantadoramente grande, porém a cidade não respira apenas turismo. Por seu grande poder financeiro e comercial, a cidade é muito agitada e, muitas vezes, estressante. Esteja preparado para encontrar motoristas de táxis mal humorados e atendentes nem sempre muito gentis. Trabalho, sucesso e dinheiro também movem a cidade.

O metrô de Nova Iorque é um dos mais eficientes do mundo. Suas linhas atendem praticamente todas as regiões da cidade. Assim que desembarcar por lá, procure pontos de informações com mapas da rede metroviária e aventure-se pelas estações. Usar o transporte público é ainda a melhor opção, já que o trânsito da cidade é caótico. O MetroCard, cartão recarregável, permite que o turista circule por suas linhas, adquira um. Se uma emergência acontecer, pegar um táxi na cidade é muito facil. Os famosos caps amarelos estão por todas as ruas, exatamente como visto nos filmes americanos.

Depois de muito investimento por parte do governo, Nova Iorque pode respirar mais tranquila quanto à segurança. Porém, como toda metrópole, todo cuidado é bem-vindo. Evite andar com máquinas expostas, fique atento às carteiras em bolsos e não descuide de bolsas e malas.

Para aproveitar a viagem e fazer algumas compras, Nova Iorque é um paraíso. Por toda a cidade é possível encontrar shoppings modernos, que oferecem todas as marcas. As ofertas agradam a todos os bolsos e gostos. Desde roupas e tênis até eletrônicos, brinquedos e óculos, os turistas se deliciam nas lojas. Além dos shoppings, os bairros e ruas conhecidos como Chinatown estão por toda a cidade, oferecendo produtos importados e com preços muito acessíveis.

O clima da cidade costuma apresentar estações bem definidas. Seu inverno é bem rigoroso, podendo acontecer tempestades de neves que param a cidade e fecham ruas e estradas. A temperatura média é de 1°C. Já no verão, os termômetros têm média de 23°C, podendo chegar até 38°C. Como toda cidade influenciada pela poluição e pelas mudanças climáticas, o dia em Nova Iorque pode mudar muito, então esteja pronto para sempre ter uma blusa de frio e um guarda-chuva como garantia.

Nova Iorque terá sempre o que mostrar. A cidade que não para é grande o suficiente para ter o seu próprio mundo. Viva a intensidade do dia, se entregue à diversão das noites e não se espante se não tiver vontade de ir embora.



2 comentários

  1. Marcia Cruz

    Eu amo NoVa Iorque de qualquer jeito e a qualquer hora. Cada vez que vc vai lá tem sempre mais lugares e recantos para se conhecer. Nova Iorque é tudo,

  2. Jéssica

    Eu amo NEW YORK, acho o melhor destino para turismo que existe nos EUA. Cidade linda!

Comente!




*Campos obrigatórios