Paraty

Uma das cidades mais históricas do país também revela incríveis cartões postais naturais

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Localizada no litoral do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Paraty reúne diversas características em um só território: beleza natural, cultura, História e brasilidade. Com mais de 300 anos, a cidade é um dos principais destinos na região sudeste e oferece desde programas de aventura até ótimos dias para quem busca relaxar. Com um pouco mais de 30 mil habitantes, o pequeno município revela muitos segredos por suas ruas de pedras.

O que fazer em Paraty

São mais de 60 ilhas, 90 praias, dezenas de museus e centenas de construções erguidas com todo o charme arquitetônico da época em que a cidade começou a ser povoada. Na hora de montar o seu roteiro, reserve tempo para conhecer um pouco de tudo que Paraty tem a oferecer, desde o contato com a natureza até verdadeiras aulas de História do Brasil.

Passeios ecológicos

Conhecer as praias de Paraty requer muito tempo e disposição, mas as paisagens ali encontradas valem cada segundo no local. Conhecer todas é tarefa quase impossível, por isso, programe bem seu guia de viagem e visite aquelas que mais se encaixar com o que procura para suas férias.

A praia do Cachadaço é uma das mais procuradas, pois reúne a orla, uma cachoeira e uma piscina natural, um verdadeiro cartão postal da cidade. Para chegar até ela, é preciso enfrentar uma trilha ou ir de barco a partir da praia do Meio ou da praia de Fora, duas praias que também são muito visitadas, por contar com quiosques e restaurantes em suas orlas. Para quem quer surfar, a praia do Cepilho é muito indicada.

As Praias de Paraty Oferecem Muitas Opções de Atividades

As Praias de Paraty Oferecem Muitas Opções de Atividades

A praia do Sono é muito frequentada por jovens. Nela estão bares e casas de pescadores. No entanto, para acessá-la é preciso caminhar por uma hora a partir da Vila Oratório. Por ser de difícil acesso, sua natureza está praticamente intocável. Já a Vila de Cajaíba, na reserva ecológica de Juatinga, reúne várias praias com campings e hotéis. A praia do Pontal é a central, onde podem ser encontrados muitos serviços. Já a praia Jabaquara é famosa por suas lamas medicinais.

Se ainda tiver fôlego para tanta paisagem, as ilhas também são atrações turísticas da região. A maioria serve como ótimos pontos para mergulho, como a ilha Comprida, ilha da Pescaria, ilha do Algodão, dos Meros e Sapeca. Muitas outras têm seu acesso restrito por ser propriedade particular. Se ainda assim quiser se refrescar em águas frias e enérgicas, as cachoeiras da cidade te esperam.

Passeios histórico-culturais

São muitos os pontos turísticos em Paraty que carregam uma importante carga histórica não só para a região, mas também para o país. O centro da cidade abriga a maioria deles, como a Casa da Cultura e o Quartel de Patitiba. As igrejas atraem toda a atenção por suas belas arquiteturas. A Igreja da Matriz, a redor da qual se ergueu a cidade de Paraty, a Igreja de Santa Rita, famoso cartão postal, e as igrejas de Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito merecem uma visitinha.

Inclua também em seu guia turístico uma passada pelo o Forte Defensor Perpétuo, entre as praias do Pontal e Jabaquara, o Quilombo do Campinho, na rodovia Rio-Santos e o Caminho do Ouro, onde por anos se escoou escravos, café, ouro e cachaça.

Vida noturna e gastronomia

Durante a noite, quem procurar diversão não vai se arrepender. O centro histórico de Paraty reúne diversos bares com música ao vivo e muita gente descontraída. Na alta temporada, é possível encontrar turistas de todos os lugares do mundo. É também nessa região que estão os melhores restaurantes do local, oferecendo ótimos pratos com peixes e frutos do mar.

Paraty Oferece Muitas Opções para Vida Noturna

Paraty Oferece Muitas Opções para Vida Noturna

Para beber, não deixe de experimentar uma das centenas de cachaças produzidas nas fazendas da cidade. Artesanais, as cachaças estão entre os produtos mais adquiridos pelos turistas na hora de ir às compras. Além delas, é possível encontrar muito artesanato local e trabalhos artísticos. São vários os ateliês espalhados pela cidade, além de feirinhas e exposições.

Durante o ano, acontecem diversos eventos, fique atento à programação. Entre julho e agosto, a cidade é sede da Festa Literária Internacional de Paraty, que recebe importantes autores brasileiros homenageados e renomados escritores do cenário mundial. Também em agosto o Festival da Pinga é a atração do local.

Dicas de Turismo em Paraty

Na hora de viajar para Paraty, anote algumas dicas em seu guia turístico. No Ano Novo e no carnaval, a cidade é invadida por turistas. Se estiver à procura de diversão, essas são as melhores épocas para visitar. Se quiser um momento mais tranquilo, fuja dessas datas, mas não deixe de conhecer a cidade no verão.

De forma muito curiosa, a cidade foi toda construída para que a maré invada as ruas sem destruir suas casas e construções. Caso esteja por lá quando a maré subir, não estranhe canoas pelas ruas totalmente alegadas.

Para circular pela cidade, opte por carro e abuse dos passeios a pé. Para boa parte das praias, apenas a caminhada te permitirá chegar. Faça também rotas de barcos e escunas para desbravar ainda mais a região. Com todas essas dicas em mãos, faça as malas e boa viagem!



1 comentário

  1. Samara

    Oi! Paraty é uma cidade muito bela! você tem todo para sua diversão, no ano 2011 fique em Paraty com meus amigos no Geko Hostel, na praia do pontal, tengo saudades de Paraty!

Comente!




*Campos obrigatórios