Penedo

Colônia da Finlândia no Brasil, Penedo oferece a cultura escandinava com passeios naturais

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Alguns turistas estão tão acostumados a viajar entre São Paulo e Rio de Janeiro que nunca notaram a presença de um verdadeiro tesouro entre as duas grandes metrópoles. Bem no meio do caminho está Penedo, um vilarejo e Parque Ecológico da cidade de Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro. Trata-se da única colônia finlandesa no Brasil, reunindo muitos segredos e tradições em um só território.

O que fazer em Penedo

A cultura da Finlândia está por toda a parte. Os diversos hotéis da cidade contam com saunas, hábito encontrado no país escandinavo. No seu roteiro também não pode faltar uma refeição com muita truta, o peixe típico entre os finlandeses e o mais pedido nos restaurantes e pousadas da cidade.

A tradição é tão grande que um dos pontos turísticos em Penedo mais famoso é a Casa do Papai Noel, que não agrada apenas crianças, mas também adultos, que se encantam com a mágica do velhinho, personagem tradicional e difundido por todo o mundo. A Casa oficial do Papai Noel também se encontra na Finlândia.

Penedo

Não deixe de fora de seu guia de viagem uma passadinha pelo Museu Finlandês da Dona Eva, que traz um pouco mais sobre a história da vinda dos imigrantes. Divirta-se também no Clube Finlândia que, desde meados dos anos 40, organiza bailes típicos aos sábados.

Para quem gosta de gastar um pouco indo às compras, prepare-se, pois será difícil controlar a vontade de gastar tudo em chocolates. Isso mesmo! A cidade conta com a Casa do Chocolate, uma tradicional chocolateria, que está entre as principais atrações turísticas da cidade. Ali se encontram loja e fábrica vendendo as delícias ali fabricadas.

Penedo

Engana-se quem acha que Penedo oferece apenas bons passeios culturais e coloniais. A cidade, localizada ao sul do estado do Rio de Janeiro, também tem boas paisagens e atividades de contato com a natureza. Descubra as várias cachoeiras escondidas pela cidade, faça trilhas e trekking, ande a cavalo, quadriciclo ou bike e descubra o Parque Ecológico em que está instalada Penedo.

Dicas de Turismo em Penedo

Apesar da forte presença da colônia finlandesa, o clima de frio do país não veio junto dos imigrantes. Em Penedo, o clima costuma ser ameno, fazendo muito calor e dias chuvosos no verão. No inverno, as temperaturas caem um pouco, mas não chegam nem perto da temperatura enfrentada na Finlândia.

Anote em seu guia turístico como chegar até lá. Penedo está localizado entre São Paulo e Rio de Janeiro e pode ser acessada pela Rodovia Presidente Dutra, na saída 311, entre Itatiaia e Resende.

Reserve o melhor final de semana e venha descobrir muito mais sobre a Finlândia, bem aqui, no território brasileiro. Boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios