Porto Alegre

Uma cidade com muita tradição cultural, áreas verdes e, claro, o melhor churrasco do país

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

A tradição gaúcha, o apreço pelo verde da cidade e por uma vida cheia de agito e cultura. Tudo isso e muito mais é o que o turista pode encontrar ao visitar Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul.

Além de ser importante cidade econômica do país, Porto Alegre atrai tanto turistas brasileiros como nossos vizinhos latinos, pela proximidade com países como Argentina e Uruguai. O frio é também mais um atrativo, mas a cidade também conta com dias muito quentes em seu verão.

O que fazer em Porto Alegre

A capital gaúcha tem entre suas principais atrações turísticas o belíssimo lago Guaíba. Apesar de ser lago, seu tamanho surpreende a todos, deixando muitos na dúvida se não se trata de um longo rio. Os quase 500 quilômetros quadrados não só embeleza a região, como também tem sua importância econômica e histórica, porta de entrada pra imigrantes e produtos. Além de visita-lo, diversos passeios podem ser feitos por ali, como passear de bicicleta em sua orla no final da tarde, andar de barco por ali ou assistir ao pôr-do-sol.

Próximo ao lago Guaíba está a Usina do Gasômetro, um dos pontos turísticos de Porto Alegre mais famoso. A antiga usina termelétrica, hoje desativada, se tornou um incrível centro cultural com exposições, cinema, teatro e um terraço que proporciona um verdadeiro cartão postal como vista ao lago. Não se espante ao encontrar, ao redor da usina, uma estátua tamanho real da também gaúcha Elis Regina.

Porto Alegre

Junto da Usina, muitos outros pontos completam o passeio histórico da cidade. O Mercado Público é um desses lugares que merece sua visita. Além de sua construção arquitetônica antiga, o mercado é ótimo para compras de lembrancinhas de viagem, comidas típicas da região, artesanatos e exposições. Andar por seus corredores é descobrir os inúmeros tipos de ervas-mates para fazer um bom chimarrão.

O Theatro São Pedro, grande orgulho da cidade, tem uma das mais belas construções de Porto Alegre. Complete o roteiro histórico visitando a Catedral Metropolitana e a Igreja Nossa Senhora das Dores, a mais antiga da cidade.

Porto Alegre

Quando o assunto é cultura, Porto Alegre é também um prato cheio aos amantes de arte e história. Não deixe de fora de seu guia de viagem o Centro Cultural Mario Quintana, com exposições, biblioteca, galerias de arte e um quarto do poeta com seus objetos. Visite também os inúmeros museus da cidade. Entre os mais famosos está a Fundação Iberê Camargo, com diversas obras de arte, o Memorial do Rio Grande do Sul que reconta a história do estado com fatos e pessoas ilustres, O Museu do Exército, Museu do Folclore e Museu do Esporte.

Falando em esporte, não há como deixar de lado o futebol quando estamos em Porto Alegre. Uma das cidades mais fanáticas pelo futebol do país divide paixões vermelhas e tricolores. Conhecer a nova Arena do Grêmio e suas galerias de troféus e história é sentir um pouco da rivalidade que circula pela região. Logo em seguida, vá até o estádio Beira-Rio, do Internacional e conheça o outro lado dessa disputa. Não estranhe ao ver bandeiras em carros e janelas de casas, mesmo fora da época de decisões de campeonatos.

Uma das coisas incríveis de andar por Porto Alegre é ter a certeza de estar em uma cidade super urbanizada e mesmo assim encontrar parques a todo momento. São muitas opções de espaços para relaxar na hora do almoço, caminhar, praticar esporte com os amigos ou ler um livro no final da tarde. Entre os principais parques da cidade esta o Parque Farroupilha, que além do espaço ao ar livre conta com vários monumentos em homenagem à história gaúcha. Visite também o Parque Moinho dos Ventos, conhecido como “parcão”, o Parque Marinha do Brasil, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e as tantas praças espalhadas pela cidade.

Porto Alegre

Gastronomia, compras e vida noturna

Depois de conhecer as principais atrações de Porto Alegre, a capital gaúcha oferece muitas opções para se divertir e gastar por lá. São muitos os shoppings espalhados pela cidade, para quem quer gastar com lojas populares ou butiques. Para quem quer lembrancinhas de viagem e artesanatos tradicionais locais, o Mercado Público e as feiras de antiguidades que acontecem aos sábados no centro são as melhores opções.

Na hora de cair na gandaia, a região da Cidade Baixa reúne dezenas de bares, casas noturnas, casas de shows e muita gente jovem e bonita nas ruas. É possível encontrar todo tipo de som por lá, escolha o que mais te agrada e divirta-se.

Porto Alegre

Se preferir saborear um bom prato típico local, o churrasco te espera, seja de dia ou de noite. Não deixe de experimentar as costelas bovinas e conhecer as formas diferentes de chamar os cortes de carnes por lá. Para acompanhar, uma boa cerveja gelada ou vinho da serra, mas claro, esteja calor ou frio, experimentar o tradicional chimarrão é momento obrigatório em sua viagem.

Quando programar sua viagem, não deixe de conferir a agenda da cidade para montar um guia turístico completo. Porto Alegre recebe muitas feiras ao longo do ano, como feira do livro e bienal do Mercosul, recebe também anualmente a Parada Gay e muitos outros eventos culturais ao longo do ano.

Porto Alegre

Dicas de Turismo em Porto Alegre

Antes de viajar até Porto Alegre, não se esqueça de conferir em que época ir. No verão, o tempo é muito quente e seco, com temperaturas que passam os 30°C. No inverno, nos meses de junho e julho, o frio é rigoroso, com médias próximas a 10°C. A neve é rara, porém, as geadas acontecem mais frequentemente. Escolha bem quando ir e prepare as roupas certas.

Andar por Porto Alegre é muito fácil. A cidade é bem servida de ônibus, mesmo assim, sempre que puder, desbrave as ruas e avenidas a pé. Deixe carros e táxis como última opção, para evitar trânsitos e gastos.

Para se hospedar, Porto Alegre conta com opções baratas, como pousadas e albergues, e hotéis bem luxuosos para quem procura um pouco mais de requinte. Escolha de acordo com seu orçamento e não se esqueça de reservar com antecedência. As hospedagens no centro são a melhor opção para ficar próximo a serviços e pontos turísticos.

Bá, prepare a mala, organize suas férias e boa viagem, tchê!



Comente!




*Campos obrigatórios