Quebec

Castelos, muralhas e muita modernidade. Quebec reúne cultura inglesa e francesa com muito charme

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Norte

Com ares europeus e uma preservação histórica incrível, Quebec, capital da província de Quebec, no Canadá, dá uma verdadeira aula de História aos turistas que decidem conhecê-la, além de esbanjar muito charme por suas ruas. Localizada nas margens do Rio São Lourenço, Quebec recebe seus visitantes entre castelos, muralhas e colinas e encanta a todos com tanta beleza.

O que fazer em Quebec

Quebec Antiga, região central da cidade, é popularmente dividida entre cidade baixa e cidade alta. A parte debaixo da cidade é onde se encontra o antigo porto. Para ligar a região até a parte mais alta, um bonde e uma escadaria sobem a montanha. A Escalier Casse-Cou foi construída em 1893 e conta com 170 degraus que transformaram a escadaria em ponto turístico. Por todo o centro, atrações turísticas antigas revivem toda a memória histórica da cidade.

Castelo Frontenac

Viajar à Quebec é, por algum momento, ter a dúvida se está mesmo numa cidade canadense ou francesa. Quebec foi palco para muitos duelos entre França e Inglaterra, que brigavam pelo território. Por isso, ao circular por lá, encontrará ainda muitas muralhas e muitos monumentos. Entre o os principais pontos turísticos em Quebec está o Château Frontenac, castelo construído no século XIX que hoje funciona como hotel. A incrível construção já foi sede do governo do Quebec e hoje recebe os hóspedes mais ilustres.

Para quem gosta de museus, Quebec oferece diversas opções de passeios. Entre os mais famosos estão o Musée de L’Amerique Française, o mais antigo do Canadá, que conta a história da França no território da América do Norte, e o Musée National des Beaux-Arts du Québec, museu de Belas Artes com um acervo com mais de 20 mil obras.

Outro local que deve estar em seu roteiro por Quebec é La Citadelle, o maior forte da América do Norte. O forte está localizado no ponto alto da cidade e foi construído para observar as tropas inimigas. Junto do forte, as muralhas completavam a proteção. Hoje, o local está aberto para visitação turística. Para quem gosta de outras construções antigas, visite a rua chamada de Grande Allée, com arquiteturas do século 19 em suas casas, cafés e restaurantes.

Com muito espaço verde pela cidade, Quebec conta com uma vasta quantidade de parques, cerca de 400. Para quem procura um passeio ao ar livre, não deixe de visitar o parque Champs-de-Bataille, o parque Jeanne D’Arc, com uma bonita estátua em homenagem à Joana D’Arc, e o parque Plains of Abraham.

As igrejas da região também oferecem incríveis programas para o seu guia turístico. A Basílica de Notre-Dame de Quebec já foi diversas vezes reconstruída por conta de incêndios e sempre reproduziu seu estado original. A Basílica continua tirando o fôlego até mesmo dos visitantes menos religiosos. Além dela, não deixe de visitar a Igreja Notre-Dame-des-Victoires, a Igreja St-Jean-Baptiste e o Convento das Ursulinas.

Quebec

Fora das Muralhas

Além de toda a carga histórica vista pela cidade de Quebec, a região também oferece muita opção de diversão entre bares, casas noturnas, espetáculos e gastronomia. Por todas as ruas, restaurantes de diversas nacionalidades oferecem aos turistas opções para experimentar bons pratos. No entanto, os mais procurados pelos viajantes estão localizados na rua St-Jean, avenida Cartier e Grande Allée. Para aqueles que buscam diversão noturna, essas mesmas regiões podem oferecer diversão durante a madrugada em Quebec.

Para quem gosta de cultura, Quebec é sempre cenário para diversos espetáculos e apresentações ao longo do ano. Ao montar o seu guia de viagem, não deixe de conferir a agenda cultural da cidade e se programar para ter uma noite em algum dos teatros por lá. Além disso, a cidade recebe várias festas. Os quebequenses também comemoram o carnaval, porém da forma deles. A época do ano é celebrada com muita festa e esportes de inverno na cidade. Além dessa festividade, muitos outros festivais, bienais e manifestações animam a região.

Quebec também pode ser um bom destino para quem quer fazer compras. Visite a região do Quartier du Petit-Champlain, o complexo Les Promenades du Vieux-Quebec e a rua St-Paul, com muitas antiguidades.

Dicas de Turismo em Quebec

O clima de Quebec dá um charme à cidade. No verão, as temperaturas são amenas, no entanto, no inverno, seus termômetros marcam médias muito frias e a neve é constante na região. Ótima oportunidade para se aventurar nos esportes na neve e visitar o Hôtel de Glace, um hotel todo feito de gelo.

Para circular pela cidade, utilize seu eficiente transporte público integrado. Linhas de trens e ônibus facilitam transitar por lá. Porém, não fique com preguiça e faça muito de seus passeios a pé. O centro da cidade é facilmente visitado ao caminhar. Além disso, os táxis na região não costumam ser caros. Para chegar até a cidade, Quebec é servida pelo Aeroporto Internacional Jean Lasage.

Cerca de 90% dos moradores de Quebec têm a língua francesa como idioma materno. Porém, grande parte deles fala também o idioma do país, o inglês. Por isso, não se preocupe na hora de se comunicar por lá e arrisque seu inglês pelas ruas, os moradores sempre conseguirão te compreender e te ajudar com informações.

Com todas as dicas em mãos, faça as malas e descubra todos os encantos da francesa cidade canadense de Quebec.



2 comentários

  1. Adriana

    Turismo Quebec

  2. Adriana

    quebec

Comente!




*Campos obrigatórios