Recife

Música, artes, festas, praias, história e muito mais na capital pernambucana de Recife

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

São tantas tradições, festas e uma cultura tão rica que quando se vai embora de Recife a sensação é de que ainda tinha muito mais para descobrir. A capital do estado de Pernambuco não conta só com belas praias, mas também uma incrível cidade e muitos rios, a redor dos quais, muita coisa acontece.

O que fazer em Recife

As praias de Recife, com certeza estão na lista das principais atrações turísticas locais. Boa Viagem e Pina estão entre as praias mais procuradas. No entanto, a natureza foi generosa com Pernambuco e não são só praias que oferecem belas vistas por ali. Não deixe de fora de seu roteiro um passeio de catamarã pelo rio Capibaribe. Nesse trajeto, além de conhecer boa parte de Recife, você poderá conhecer as tradicionais pontes, como a de Maurício de Nassau, e os mangues.

Recife

Os passeios culturais também são muito ricos em Recife. Música, arquitetura, arte, literatura e muito mais pode ser encontrado na cidade. No bairro de Recife Antigo admire seu conjunto arquitetônico, de deixar muitos de queixo caído, como por exemplo na Rua do Bom Jesus. Também na região, visite o marco zero da cidade, de onde se vê o Parque das Esculturas.

É também no centro antigo que você pode visitar o Pátio São Pedro e o Mercado São José, outros dois importantes pontos turísticos de Recife. Para completar as visitas históricas e culturais, vá até a belíssima Capela Dourada, a Basílica Nossa Senhora do Carmo e até o famoso Forte de São Tiago das Cinco Pontas, um dos vários fortes encontrados na cidade.

Recife

Quando o assunto é arte, Recife é recheada de atrações. Inclua em seu guia de viagem, uma passadinha na Casa de Cultura, no Centro Cultural Judaico, na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand e no Instituto Ricardo Brennand.

Depois de descobrir muita história e cultura pelas ladeiras, construções, igrejas e museus da cidade, a noite chega. A vida noturna de Recife também é muito agitada. O bairro de Segundo Jardim de Boa Viagem e de Santo Antônio têm os principais pontos para lazer, como bares, casas noturnas e restaurantes. Multicultural, é possível escutar todo tipo de música por lá, mas dê preferência ao frevo, forró e manguebeat, para conhecer ainda mais a fundo a cultura regional.

Para saborear a comida típica, não deixe de experimentar a galinha à cabidela e a carne de bode, pratos famosos na região. Para a sobremesa, prove o tradicional bolo de rolo, parecido com um rocambole, mas em massa fina. Além dele, experimente a cartola, uma sobremesa em forma de chapéu, recheado com banana, queijo manteiga e canela.

Antes de ir embora, claro, é hora de ir às compras. Visite o Centro de Artesanato de Pernambuco e divirta-se na hora de gastar com artesanatos para a casa, lembrancinha aos amigos, roupas, bolsas, objetos decorativos e muito mais. A rua Bom Jesus conta também com uma feirinha de artesanato que merece sua visita.

Recife

Festas

A cidade de Recife recebe ao longo do ano diversas festas e festivais. Lá, não falta motivos para celebrar. No começo do ano, o carnaval agita moradores e turistas. Os famosos bonecos gigantes são as atrações que todos querem tirar fotos. Mesmo se não viajar à Recife no carnaval, visite a Embaixada dos Bonecos Gigantes, uma exposição dessas alegorias. O bloco Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, sai todo sábado de carnaval, divirta-se!

No meio do ano, nos meses de junho e julho, são as festas juninas que ganham a atenção. Os arraiais tomam conta das ruas e das margens dos rios Capibaribe e Beberibe.

Recife

Cidades vizinhas

Se tiver um tempinho sobrando, organize seu guia turístico e prolongue sua viagem até as cidades vizinhas. Olinda está a apenas sete quilômetros de distância e é sede de um dos carnavais mais incríveis, coloridos e divertidos do mundo.

Porto de Galinhas está a 81 quilômetros. Vale a pena ir e pernoitar por lá e conhecer um dos destinos mais procurados do país. Além dela, estique até a cidade de Tamandaré e conheça a famosa praia de Carneiros.

Caruaru, outra famosa cidade pernambucana, está a aproximadamente 130 quilômetros de distância. A cidade é palco da festa junina brasileira mais famosa, museus dedicados a artistas brasileiros do forró, muita cultura e ótimos comércios de artesanato e confecções.

Recife

Dicas de Turismo em Recife

Na hora de escolher onde se hospedar na capital pernambucana, dê preferência aos bairros próximos da orla, que contam com mais ofertas e variedades de preços. Além deles, o centro antigo também é uma boa opção pela facilidade para se deslocar até os principais pontos turísticos.

Para circular pela cidade, há uma boa malha de metrôs, que ligam o centro às praias do sul e à cidade onde está o aeroporto. Os ônibus também são boas opções para chegar às outras regiões. Táxis por lá também são baratos e podem ser a melhor opção para não se arriscar de se perder nos passeios noturnos.

Não há época certa para conhecer essa incrível cidade. Faz calor quase o ano todo. Nos meses do verão, os termômetros marcam temperaturas sempre próximas a 30°C. Já no inverno, chegam a mínimas de 20°C. É também nos meses de junho e julho que as chuvas aumentam. Dê preferência para planejar sua viagem de acordo com as datas de festas da cidade. Se preferir o agito, escolha o carnaval ou as festas juninas. Se não, fuja dessas épocas.

Não esqueça seus óculos de sol, um bom tênis confortável, o protetor solar e boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios