Roma

A cidade de Roma contrasta o histórico e o moderno, com belas arquiteturas, moda, arte e gastronomia requintada

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Europa

Na atmosfera do local, o passado e o presente convivem. As ruas, prédios e monumentos transpiram história e tradição. Roma, capital da Itália, é também a capital mundial do cristianismo, além de destino gastronômico, da moda, da cultura e da arte. A cidade reúne atrações turísticas para todos os gostos, idades e bolsos. Roma é verdadeiramente encantadora.

O que fazer em Roma

Com tantas áreas a explorar, é aconselhável programar uma viagem de vários dias à Roma. Para começar seu roteiro, a Roma antiga é destino obrigatório pela cidade. É lá que os mitos e histórias da cidade se sustentam e onde a arquitetura e monumentos famosos atraem a maioria dos turistas.

Roma Antiga

O Coliseu, palco de tantos espetáculos de gladiadores e cenário de filmes é um dos principais pontos turísticos em Roma. A visita à construção é encantadora e merece algumas horas de observação. Se preferir, faça duas paradas no local, já que a sua vista de noite também é de encher os olhos. Além dele, o Pantheon também merece uma visita. O local construído como homenagem aos deuses é também ostenta uma arquitetura belíssima.

Ao lado do Coliseu está o Arco de Constantino, outra famosa atração turística da cidade. Esse arco triunfal também conta muito da história do país. Para completar o roteiro histórico da Roma Antiga, inclua também uma passada no Fórum Romano, com arcos, basílicas e templos, o monte Palatino, seus jardins e construções, onde a lenda de Rômulo e Remo teve suas passagens, o circo Massimo, antigo estádio de Roma e a Piazza della Bocca della Verità, a igreja e o adorno da boca que carrega a história de se fechar frente a um mentiroso.

Vista do Coliseu em Roma

Vista do Coliseu em Roma

Não acabam aí os lugares históricos. As igrejas e museus da cidade também trazem muita história e tradição. São centenas de igrejas para visitar. Entre as mais famosas está a construção original da basílica de Santa Maria Maggiore. Além dela, as igrejas de Santa Maria del Popolo, San Pietro in Vincoli e Santa Maria in Trastevere reúnem pinturas e mosaicos de nomes como Michelangelo e Caravaggio.

A lista de museus também é grande, escolha aquele que mais te interessa para incluir em seu guia de viagem. Nesse momento, os roteiros histórico e artístico da cidade se cruzam e oferecem ótimos passeios. O Museo e Galleria Borghese tem mostras de pinturas e arquiteturas.

Entre um museu e uma igreja, dê uma passadinha nas várias praças da cidade. Nelas, você encontra ainda mais monumentos, fontes, arquiteturas e obras importantes, como a Piazza di Spagna, a Piazza Venezia e a Piazza Navona. Outras atrações turísticas romanas também merecem um espaço em seu guia turístico. A Fontana di Trevi traz Netuno como escultura, e faz milhares de turistas jogarem suas moedinhas na expectativa de conseguir algum feito realizado. Já a Via Appia Antica é a região para quem deseja visitar catacumbas.

Piazza Navona em Roma

Piazza Navona em Roma

Gastronomia e diversão

Em meio a tantos monumentos e pontos históricos, Roma mostra sua modernidade. Por toda a cidade é possível encontrar um bom café com mesas na calçada para sentar, papear e observar o movimento das ruas. Por ali, é possível ouvir conversas sobre literatura, economia ou futebol, outra grande paixão dos italianos. Os bares também estão por toda a cidade, para tomar um café no balcão ou um bom vinho.

Na hora da refeição, o cardápio é farto. São massas de todos os tipos, como penne, espaguete e pizzas, sopas, risotos e muito mais. Para acompanhar, claro, um bom vinho italiano. Na hora da sobremesa, não se esquece dos sorvetes, tão tradicionais na região.

Para curtir a noite, Roma também deixa de lado seu ambiente antigo e se mostra moderna e jovem. São muitas opções de bares, casas noturnas e música ao vivo. Durante o dia, para quem gosta de esportes, o futebol também pode ser motivo de diversão. As equipes de Roma e Lazio e o estádio Olímpico da cidade já protagonizaram ótimas disputas.

Compras

Para quem gosta de ir às compras, Roma é um prato cheio, principalmente para aqueles que admiram os requintes de marcas famosas e butiques. A Galleria Alberto Sordi e o centro comercial Cinecittà Due contam com grandes magazines. As grandes marcas italianas estão na via Condotti. Visite também a via Mario de Fiori, via Borgognona ou via del Babuino. Para quem busca as tradicionais lembrancinhas de viagens, o bairro de Esquilino está cheio de opções.

Vaticano

Não há como viajar à Roma e deixar de lado o Vaticano. A cidade-estado é sede da igreja católica, residência dos Papas e reúne diversas atrações turísticas interessantes até mesmo para os menos religiosos.

A história do mundo está diretamente ligada com a região e não há como andar por lá sem respirar histórias e tradições. O Vaticano merece alguns dias de sua viagem à Roma. Inclua em seu guia turístico uma visita à praça São Pedro, onde encontram-se o obelisco da cidade e a basílica de São Pedro, os museus do Vaticano, cheios de mistérios e a famosa Capela Sistina.

Dicas de Turismo em Roma

Para sua viagem ficar completa, organize-se quanto a alguns assuntos como transporte, época do ano, hotéis e muito mais. Roma não é uma boa cidade para dirigir. As ruas são estreitas e pouco organizadas. Por isso, a melhor opção é descobrir a cidade a pé. A cada rua uma nova arquitetura ou um cafezinho escondido dos mais saborosos. Para distâncias mais longas, opte pelo transporte público ou por táxis.

Na hora de escolher um hotel, a cidade tem opções para todos os bolsos, desde albergues até hotéis luxuosos. Fique atento a qual região escolher se hospedar. O centro histórico é o mais indicado aos turistas, pela facilidade a todos os serviços da cidade e para poder ir até pontos turísticos facilmente a pé.

Roma, assim como toda a Itália, tem seu verão muito quente, com médias próximas a 25°C. Porém, nesses meses, entre junho e setembro, o clima é bem quente. Não estranhe ao ver o sol se por apenas após as oito da noite. No inverno, o clima é frio e aconchegante para quem quer saborear comidas e vinhos, com médias próximas a 6°C, no entanto é nessa época que as chuvas caem na região.

Prontos? Com todas as dicas em mãos, faça as malas e boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios