Rota Cervejeira de SC

Santa Catarina é o melhor lugar para se tomar uma boa cerveja. Veja um roteiro simples das principais cervejarias por lá.

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

O estado de Santa Catarina é considerado forte em relação ao apreço de boas cervejas. A tradição por lá se dá pela Oktoberfest que reúne milhares de turistas amantes da cerveja pelo mundo em um só local. Porém, não é só nesse evento em que as pessoas apreciam essa bebida em Santa Catarina, você encontra em várias cidades excelentes bares com variações de cervejas artesanais feitas por lá.

Hoje, em torno de Blumenau, existem 16 cervejarias, onde você pode encontrar e apreciar a bebida que, sem dúvida, em Santa Catarina tem um gosto diferente. Vamos fazer o nosso roteiro das cervejarias, mostrando os principais pontos de venda da mesma no estado.

chopp

Vale do Itajaí

Vamos começar pela rota das cervejas no Vale do Itajaí, que fica a aproximadamente 40 Km de Blumenau, a capital da cerveja. Lá você pode deliciar-se em 8 cervejarias, além é claro de aproveitar a gastronomia do local e a cultura alemã de toda a região, que inclui os famosos chucrutes. Sem falar, é claro, da bela recepção dos moradores do local, sempre receptivos e disponíveis a ajudar.

As cervejarias dessa região trazem a cultura alemã datada de 1516, quando usava-se apenas quatro ingredientes para a produção de cerveja: trigo, lúpulo, malte de cevada e água. Mantendo essa tradição, o resultado é único, cervejas saborosas e livres de conservantes e adjuntos, lembrando que você pode encontrar também um Chopp fresquinho e servido de forma adequada.

Gaspar

Próximo a Blumenau aproximadamente 14 km, Gaspar o convida a passar pela Cervejaria Das Bier, uma das mais famosas e que participa da Oktoberfest todos os anos. Ela é uma cervejaria toda em  estilo alemão que foi inaugurada em 2006 pela família Schimitt, vale a pena conhecer.

Jaraguá do Sul

Chegando em Jaraguá do Sul, que fica a 67 km da Capital você irá encontrar outro tesouro da rota, a cervejaria Stannis, muito apreciada pelos turistas que visitam SC em busca das raízes da cerveja. Ela é um empreendimento  novo, de 3 rapazes da região que conservam a forma artesanal de produzir cerveja. Lá você encontra quatro tipos e estilos diferentes de chopp, o pilsen, Weiss, Iris e Belgiani. Terá ainda um cardápio bem variado com deliciosos petiscos e drinks clássicos.

cerveja

Joinville

Indo um pouco mais longe, você chegará a Joinville que fica aproximadamente 115 km da capital, lá você encontra a famosa Volksbier, uma cervejaria mais nova, fundada em 2010, especializada em chopp. A sede fica em Joinville, porém seus produtos são vendidos por toda a região.

Todo o espaço da sede é formado por uma fábrica que tem capacidade para a produção de até 5.000 litros de cerveja por mês. O bar da cervejaria chama-se Volksbar, serve para a degustação e tem estilo germânico, a maioria dos descendentes e visitantes alemães passam nesse lugar quando estão buscam uma boa cerveja.

Florianópolis

Por fim, para encerrar o nosso roteiro convido você a ir até a Capital do Estado Florianópolis que tem a famosa Cervejaria Sambaqui, fundada em 2007 e conta com terceirização para produzir cerveja. Essa opção é bem mais leve, já que você apreciou em todo o roteiro vários tipos de cerveja, agora é uma opção mais tranquila e mais barata também. Vale a pena conhecer!

Bom, esse roteiro é simples pelas cervejarias de SC, mas, pode ter certeza que eu selecionei as melhores cervejarias possíveis, afinal em Santa Catarina o que não falta é uma boa cerveja.



Comente!




*Campos obrigatórios