Rotas Cervejeiras do Brasil

O turismo cervejeiro tem crescido muito ultimamente aqui no Brasil. Conheça uma rota de viagem interessante aos amantes dessa bebida.

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

Falar de cerveja aqui no Brasil é falar de apreciação geral, uma vez que a bebida já caiu nas graças de muitos brasileiros, ela sem dúvida nenhuma não pode faltar em uma comemoração ou em um churrasco com a família.

O Brasil possui algumas rotas de turismo para os amantes da bebida, por mais que muitas pessoas achem que cerveja é tudo igual, é preciso saber que há muitos detalhes que fazem com que ele ganhe sabores diferenciados, isso é claro devido aos detalhes de fabricação e qualidade nos ingredientes.

Essas qualidades poderão ser vistas visitando algumas das principais cervejarias presentes no Brasil. Por isso nós montamos aqui um roteiro simples, que mostra os principais pontos que você precisa conhecer uma rota bem interessante para os amantes da cerveja.

blumenau linguiça

Blumenau Santa Catarina

Começamos falando de Blumenau que fica em Santa Catarina e apresenta uma das melhores cervejas do Brasil, produzida a partir de métodos de fabricação eficientes, com receitas e ingredientes inovadores, conferindo um sabor diferenciado à cerveja.

Uma das mais famosas por lá é a Cerveja Bierland que traz um novo estilo dessa bebida. Apresenta características interessantes como levedo de alta fermentação, lúpulo em flor, sem muita filtração e teor alcoólico bem baixo.

cerveja

Tem um tom amarelo palha, que é naturalmente turva por não ser filtrada. Em Blumenau, há três tipo de malte e duas variedades. O aroma tem notas maltadas e sutis defumadas. No paladar, ela possui um médio/baixo corpo, com sugestiva nota defumada. E percebem-se também sabores florais do lúpulo, que agrega um sabor mais amargo.

Você não pode deixar de conhecer as cervejarias de Blumenau, pois são as mais famosas do Brasil, lembrando que o teor alcoólico é de apenas 4%. Além de Blumenau,  a cidade da Oktoberfest, você encontrará cervejarias artesanais catarinenses ainda na cidade Timbó, Gaspar, Indaial, Pomerode, Santo Amaro da Imperatriz, Joinville e Guabiruba.

Cervejas Artesanais de Curitiba

cervejas artesanais

De uns quatro anos para cá, a cidade de Curitiba é vista como principal sede de fabricação da cerveja artesanal. O mercado que é pouco conhecido tem hoje cada vez mias produtos feitos diretamente no Estado do Paraná.

Os curitibanos aderiam essa novidade, pois antigamente só tinha duas opções, que eram tomar cerveja clara ou escura. Já hoje é comum por lá diferentes tipos de cervejas com novas marcas e nomes.

É um lugar para os amantes da cerveja, e certamente para aqueles que gostam de novidades nos sabores, vale a pena conhecer.

Belo Horizonte

cervejas

Belo Horizonte também faz parte da nossa rota para os viajantes por possui diferenciais interessantes na fabricação de suas cervejas. O processo de fabricação das cervejas é  muito semelhante às das cervejarias de Curitiba, a diferença é que lá predomina o chopp artesanal que tem um gosto mais marcado que dos outros.

A cervejaria Kur Bier é uma das mais famosas e que levam a tradição de Belo Horizonte para o mundo, pois suas receitas trazem um tom de específico na fabricação das cervejas, sempre com um sabor autêntico e real.

Um fato interessante é que em 2004, a Krug bier de BH começou a produzir e comercializar a cerveja Áustria, que é feita com os mesmos critérios e qualidade nos chopp. Você não pode deixar de apreciar, o que é considerado um dos melhores chopp do Brasil.

Entre as paixões nacionais existentes, não poderíamos deixar de citar a cerveja, que por sinal é produzida em muita quantidade no país, onde cerca de 10 bilhões de litros são fabricados em média por ano.

As empresas que dominam o mercado de cerveja no Brasil é a Ambev, Grupo Schincariol, Cervejaria Petrópolis e Heineken, que juntas, espalham a cerveja de qualidade de cada dia do povo brasileiro.

Para continuar ajudando o cervejeiro brasileiro, escolhemos mais rotas, que podem servir como base para uma viagem interessante, em busca de sua paixão: A Cerveja.

Rio Grande do Sul

São vários os bares e cervejarias existentes no Rio Grande do Sul, porém podemos destacar aqui, alguns destinos interessantes para o cervejeiro, que poderá estar começando o seu roteiro pelas serras gaúchas, que aposta tudo em suas vinícolas, onde também Blumenau e outras cidades oferecem uma agenda para o viajante que inclui 11 cervejarias na região, uma rota que foi criada desde 2005. As principais cidades que devem ser visitadas neste roteiro são: Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e Timbó. Na viagem, o cervejeiro ficará sabendo tudo sobre a fabricação das cervejas nos mínimos detalhes, sem dúvidas uma viagem muito interessante.

São Paulo

Uma boa sugestão de roteiro pela capital de São Paulo é começar pela cervejoteca Campo Belo, que promete um ambiente personalizado e aconchegante, uma ótima opção para se visitar, além de outras inúmeras espalhadas pela cidade.

Já em Ribeirão Preto, a cerveja ganha maior espaço, onde você poderá estar optando pelas melhores como a Colorado e a Ave Cesar, que ganham destaque na cidade, participam de vários eventos e ganham muitos prêmios por oferecer um produto de muito boa qualidade, sem dúvidas, essas devem fazer parte do seu roteiro.

Rio De Janeiro

Na cidade maravilhosa, também existem muitas opções de cervejarias de bom gosto como as cervejarias Devassa, muito comuns de serem encontradas pela cidade, onde o amor pela cerveja, está estampado em cada esquina. Apesar de ser uma cidade muito modernizada, as cervejarias artesanais também estão em alta, por isso existem muitas também espalhadas pela cidade, como Noi Crevejaria que se encontra em Niterói, a cervejaria Fraga, Allegra e Buzios no Rio, entre várias outras espalhadas pela cidade.

Ainda em Niterói, podemos citar as cervejarias Long Neck, Asral Max Bjl, a Novo Ponto, entre outras muitas existentes na cidade, por isso vale a pena ir buscar o que a cidade tem de melhor, em relação a bebida.

São muitos os festivais que acontecem em Niterói, e um deles foi o recentemente realizado Festival DeliBerr, que teve sua terceira edição na cidade, que foi realizado na praia de Charitas, e reuniu especialistas e leigos, que provaram as cervejas de todos os tipos, um evento que realmente promove a cerveja no estado, e também as cervejarias de outros lugares, sejam elas do Brasil ou não, então é uma bela oportunidade também para estar conhecendo cervejarias de todo o mundo.

Turismo cervejeiro

Ao longo do tempo muitas rotas foram criadas e o turismo cervejeiro tem crescido bastante aqui no Brasil, são esperadas as criações de novas cervejarias em vários estados para 2014, pois o público amante dessa bebida tem crescido muito.

Este foi um roteiro simples, nele você poderá conhecer apenas as principais cervejarias e apreciar um pouco dessa bebida. Mas se for fazer esta rota, lembre-se sempre de comprar pacotes de viagens e viajar de avião ou de ônibus fretado, pois cerveja e volante não combinam!



Comente!




*Campos obrigatórios