Rotas Vinícolas do Rio Grande do Sul

Conheça as vinícolas Brasileiras que encantam os turistas no sul

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

Muito diferente da paisagem típica dos trópicos, uma visita às rotas vinícolas no sul do Brasil traz um cenário novo e reconfortante. E para muitas pessoas que escolhem esse destino para passeio em qualquer época do ano essa é mesmo a ideia: fugir das festas tradicionais do Brasil, e conhecer um lado do nosso país que não é tão buscado e que continua de certa forma misteriosa para a maioria das pessoas.

vinícolas do rio grande do sul

 

A Serra Gaúcha, local onde estão localizadas as cidades e os pontos turísticos mais interessantes da rota vinícola, é um lugar de sonho, com uma natureza única e com um clima agradável o ano todo. Não é à toa que aos poucos ela se torna uma das opções turísticas mais bem conceituadas do nosso país, atraindo cada vez mais pessoas para suas vinícolas, campos, fábricas e cidades tradicionais e ricas.

Apesar de receber turistas em todas as épocas do ano, é no inverno que o Rio Grande do Sul recebe a maioria dos seus turistas, principalmente na serra gaúcha, que ficam encantados com tanta exuberância na paisagem singular. E claro, turistas que aparecem para poder curtir o frio, tomar um chocolate quente e apreciar um bom vinho, o que é essencial e combina muito com o inverno. Para quem tem sorte, os dias de neve são o ápice do passeio.

vinícola

Caxias do Sul

Caxias do Sul é uma cidade histórica, onde o passado colonial e o presente se encontram em perfeita harmonia. Com muitos museus e Catedrais, a cidade conta com roteiros turísticos incríveis, e que podem ser aproveitados por toda a família. Uma das mais conhecidas, o Vale Trentino, promete levar os turistas à história da colonização brasileira e aos velhos costumes e hábitos da região. Uma cidade com temperaturas realmente baixas no inverno, mas com acomodações e restaurantes de primeira.

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é uma cidade que oferece o pacote cultural completo para a família: museus, bibliotecas, monumentos, casa das artes, parques temáticos e muito mais. Como destaques da cidade, temos o passeio de maria fumaça e a Vinícola Aurora, que distribui vinhos de qualidade para todo o país e promove um excelente passeio com degustação por suas instalações. Tradicional e elegante, a cidade recebe muito bem todos os visitantes. Em Bento Gonçalves se localiza a maior parte das vinícolas do famoso vale dos Vinhedos, incluindo a vinícola Miolo, Chandon, Cave de Pedra, Famiglia Valduga e Adega Cavallieri.

vale dos vinhedos

 Gramado

Gramado é uma dos destinos mais tradicionais da serra gaúcha, e já é considerado um dos destinos mais procurados do país. Por sua natureza exuberante e organização municipal, Gramado é hoje palco de eventos, seminários e festivais, que são distribuídos durante o ano e que levam milhares de turistas à cidade. Com uma rede de hotéis e infraestrutura de primeiro mundo, é uma das cidades preferidas na rota vinícola.

 Canela

Apostando na gastronomia e nas belezas naturais, Canela está hoje perfeitamente encaixada no cenário da rota vinícola do Rio Grande do Sul. Sua paisagem inspira paz e tranquilidade, e é muitas vezes o destino ideal para passeios românticos e em família. Mesmo com um calendário de eventos agitado, a cidade é calma e sempre limpa e organizada, entregando aos visitantes o prazer do melhor turismo brasileiro.

vinho tinto

 Garibaldi

O nome da cidade já remete à característica tradicional e histórica da cidade, que atrai muitos turistas todo ano não só pelo frio, mas pelo requinte que paira no ar. Garibaldi é uma cidade que conta com várias vinícolas e distribuidores de vinho, e ainda empresas tradicionais do Brasil, que são incluídas em um roteiro turístico rico e fascinante.

 Farroupilha

Farroupilha possui todas as características culturais e tradicionais das cidades anteriores, mas possui o diferencial de ser um polo de compras na serra gaúcha. Em meio às igrejas, museus e bibliotecas, estão posicionados 7 shoppings, que são responsáveis por grande parte do fluxo de turistas da região. Além disso, o santuário de Nossa Senhora do Caravaggio é o maior santuário religioso de fé no Brasil, e também atrai visitantes de todas as regiões.



Comente!




*Campos obrigatórios