Roteiros Gastronômicos Brasileiros

A Gastronomia do Brasil é muito rica, os pratos variam muito dependendo da região. Confira os roteiros gastronômicos dentro do nosso país.

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

O Brasil possui várias identidades e muitas diversidades culturais, nisso encaixamos a rica gastronomia em todas as regiões. A variedade de pratos agrada todos os mais diversos paladares, seja de pessoas que vivem aqui, seja pelos estrangeiros.

feijoada

O turismo gastronômico brasileiro vem crescendo muito e já ajuda na economia geral, onde gera mais de 51% de empregos nessa área em todo o Brasil. A nossa culinária é riquíssima, pois mistura identidades vindas de todo o mundo, devido à vinda dos colonizadores. Certamente o Brasil possui um dos melhores cardápios do mundo.

Gastronomia do Sudeste

pizza paulistaO Sudeste apresenta uma culinária bem diversificada.

  • Começamos o nosso roteiro pela região de Minas Gerais, principalmente nas cidades históricas de Diamantina e Ouro Preto onde você não pode deixar de experimentar o famoso pão de queijo quentinho, além do leitão à pururuca e feijão bem temperado com frango e quiabo.
  • Chegando a Belo Horizonte, encontramos os famosos botecos de fim de noite, que produzem petiscos e iguarias especiais. Sem contar, é claro, as famosas cachaças, produzidas em Salinas, que trazem marcas de ótimas qualidades, apreciadas no Brasil todo.
  • Passando pela grande capital São Paulo encontramos uma rica gastronomia que mistura as heranças dos bandeirantes, com a colonização italiana, japonesa e portuguesa. Podemos ver isso em seus pratos como o azul marinho, prato vindo de composição caiçara, e ainda o afogado de Ubatuba que é herança portuguesa.
  • Você não pode deixar de conhecer a famosa linguiça de Bragança Paulista que é uma receita italiana que agrada muito.
  • Passando por Espirito Santo você vai encontrar a famosa moqueca capixaba que é considerada o prato típico de toda a região. Nos grandes restaurantes de Vitoria, além de encontrar a moqueca, você ainda poderá saborear os pratos feitos com frutos do mar, a farinha de milho e também a torta capixaba, tudo feito com a famosa panela de barro.
  • Bom, finalizando a região sudeste chegamos ao Rio de Janeiro que traz uma culinária influenciada pelas colonizações africanas e portuguesas. O prato principal é a feijoada, que é encontrada em todos os restaurantes cariocas. Os frutos do mar também são muito apreciados, nos quiosques em volta da praia de Copacabana.

Gastronomia no Sul

  • No sul, você encontra uma gastronomia sob a influência de imigrantes italianos e portugueses. Em Santa Catarina, mas especificamente em Joinville e Blumenau, encontramos os pratos joelho de porco e chucrute, feito a base de repolho em conserva e também a forte influencia da carne, muito utilizada nessa região.
  • Já em contrapartida, encontramos em Gramado e Canela na Serra Gaúcha uma culinária regional, com o famoso churrasco de carnes e costelas de boi e também o delicioso arroz carreteiro com deliciosos suculentos pedaços de charque.

Churrasco

Gastronomia no Norte

  • O norte do país traz uma culinária mais simples, porém não menos saborosa. Encontramos em Belém do Pará os pratos feitos com ingredientes extraídos diretamente da Floresta Amazônica, e tem o mesmo seguimento daqueles que antes eram preparados pelos índios.
  • Em Belém, encontramos o famoso pato de tucupi que é um suco extraído da mandioca e também o tacacá, o conhecido caldo de grande consistência á base de mandioca e camarão seco.
  • Uma grande variedade de pratos encontra-se em Roraima com as famosas frutas; cupuaçu, taperebá, graviola e o famoso açaí, apreciado no estado todo. Todas essas delícias são servidas em formas de sucos e sorvetes.

Gastronomia no Nordeste

  • O nordeste sem dúvida nenhuma traz os melhores cardápios de todo o Brasil. Começamos falando dos quitutes baianos que são os mais conhecidos no Brasil. Na Bahia como possui influencia africana você encontra alguns ingredientes básicos como azeite de dendê, pimenta e leite de coco. Os pratos autênticos da região são o acarajé, moqueca baiana e vatapá.
  • Passando por Pernambuco encontramos o conhecido bolo de rolo, que é como um rocambole com massa fina e recheado de goiabada, o símbolo de toda a culinária local. Você não pode deixar de saborear o símbolo do estado que é a carne seca e carne de sol;
  • Se você confundir as duas, no Ceará você pode solucionar o problema. Lá a carne também é conhecida como charque que tem um sabor acentuado de sal, muito apreciada por todos os cearenses.
  • Outra opção forte em relação a culinária está em João Pessoa, onde você encontra a famosa tapioca tanto doce como salgada. Além disso, outras opções de doces podem ser saboreadas, uma vez que a capital paraibana traz muitos quitutes em sua composição. Doces como, rapadura, doces de abacaxi, caju, mamão em copo, entre outros.

moqueca de frutos do mar

Gastronomia do Centro-Oeste

  • Bom, para finalizar o nosso roteiro de viagem gastronômica dentro do Brasil vamos falar sobre pratos que você pode encontrar no Centro Oeste. Vamos começar por Goiás que são feitos a base de pequi, que é uma fruta com sabor forte. Com essa fruta você irá encontrar nos restaurantes o famoso empadão goiano, que é feito com pedaços de frango, linguiça, queijo e ovos.
  • Chegando em Mato Grosso sua grande atração culinária são os pratos feitos a base de peixe, como o pacu assado e o pacupeba, muito apreciado em toda a região. Além disso, você não pode deixar de saborear o famoso refogado de mandioca e pintado que é acompanhado com um arroz empapado, apreciado pelos turistas que visitam a capital.
  • Em Mato Grosso do Sul os cardápios também são voltados para os peixes, mas vem o acréscimo das carnes bovinas, graças as criação de gado que se estendem pelo Pantanal. você não pode deixar de saborear o churrasco a ponta de costela que é um corte típico com consistência macia, além é claro da linguiça de Maracaju quer é de carne de vaca temperada e desfiada.

E ai ficou com água na boca? Certamente o nosso país possui uma rica culinária, assim o nosso roteiro gastronômico fica bem diversificado, fica então uma certeza: Em qualquer região brasileira que visitarmos, ficaremos bem alimentados.



1 comentário

  1. Francielle

    Na região Norte na Capital do Tocantins em Palmas tem o Festival Gastronômico de Taquaruçu, que reúne a criatividade e os ingredientes típicos da região feitos por mais de 60 chefes em uma competição dos melhores pratos, o evento dura 05 dias geralmente é realizado no mês de setembro, este ano será a 10ª edição do evento o ano passo contou com mais de 120 mil pessoas nos 05 dias, vale a pena conferir.

Comente!




*Campos obrigatórios