Tiradentes

Tiradentes carrega a responsabilidade de ser uma das cidades históricas mais importantes do Brasil, com arquiteturas belíssimas e muita cultura

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: América do Sul

Pequena, calma e organizada, Tiradentes, em Minas Gerais, tem um dos patrimônios arquitetônicos e históricos mais belos e ricos do país. Com um pouco mais que sete mil habitantes, a cidadezinha, apesar de pequena, não fica atrás de grandes vizinhas como Ouro Preto no quesito turismo. Viajar até Tiradentes é ter a certeza de poder conhecer uma cidade importantíssima para a História do país.

O que fazer em Tiradentes

Não há como visitar Tiradentes sem passar pelo seu centro histórico, local onde se encontram as principais atrações turísticas da cidade. Andando por suas ruas de pedra, é possível ver casarões antigos do século XVIII, igrejas com arquiteturas incríveis e muita história. Grande parte das construções por lá foram tombadas como Patrimônio Histórico Artístico Natural e estão sob grande proteção e preservação.

A arte barroca está estampada por toda a cidade, mas são as igrejas que ganham a atenção dos turistas. Independente de crença ou religião, as capelas atraem admiradores de arte e arquitetura por suas belezas. A Matriz de Santo Antônio é a mais famosa entre elas, por seus alteres de ouro e sua fachada atribuída ao artista brasileiro Aleijadinho. A igreja de São Francisco de Paula também é muito procurada, pois está localizada no topo de uma colina, oferecendo também uma das melhores visões panorâmicas de Tiradentes. A igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora das Mercês e o Santuário da Santíssima Trindade também estão no roteiro das igrejas mais visitadas.

Tiradentes

Ainda num contexto histórico, os museus também constam como os principais pontos turísticos em Tiradentes. O Museu Padre Toledo traz obras de artes e muito sobre a História da cidade. O Museu do Automóvel encanta aqueles que são apaixonados por carros antigos e a Casa da Cultura é ponto obrigatório para quem gosta de pinturas, poemas e outras artes.

Entre as construções históricas, a Antiga Cadeia da cidade costuma atrair a curiosidade dos turistas. Restaurada, hoje ela hospeda o Museu de Arte Sacra de Tiradentes. O Chafariz de São José, monumento da cidade e o Sobrado Ramalho, casarão mais antigo entre todos de lá, também são outros pontos que merecem uma visita.

No entanto, nem só de História são feitos os passeios por Tiradentes. Para quem gosta de natureza, a cidade tem muito o que oferecer. O Bosque da Mãe D’Água, reserva ecológica da região, tem trilhas entre matas nativas. O mesmo pode ser encontrado na Serra de São José, que também oferece riachos, nascentes, cachoeiras e muita fauna e flora local. Há ainda o trajeto feito na Maria Fumaça, que conduz turistas entre as cidades de Tiradentes e São João Del Rei, uma antiga estrada de ferro que passeia entre belas paisagens naturais.

Tiradentes

Para agitar um pouco a calmaria de Tiradentes, a cidade recebe festivais ao longo do ano. O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia traz chefes de cozinha renomados do Brasil e do Mundo. Além dele, A Mostra de Cinema, que acontece sempre em janeiro, exibe produções brasileiras e recebe artistas e diretores. Em junho, o Festival de Motos Clássicas invade a cidade. Dê uma olhada na agenda da cidade e programe seu guia de viagem.

Como uma tradicional cidade mineira, a gastronomia de Tiradentes não deixa a desejar. São diversos restaurantes, a maioria localizada no centro histórico da cidade, que oferecem um bom feijão tropeiro e pão de queijo para saborear. Além desses pratos, não deixe de provas os deliciosos doces caseiros. Também na região central é que se encontram as opções de bares para quem quer procurar diversão durante a noite.

Para quem gosta de ir às compras, o artesanato local está sempre em alta e facilmente encontrado pelas ruas de Tiradentes. São peças feitas em pedra-sabão, vidro ou osso, que podem simbolizar algum ponto turístico da cidade ou servir como decoração e presentes.

Tiradentes

Dicas de Turismo em Tiradentes

Para seu guia turístico ficar completo, fique ligado nas dicas. Como a maioria das atrações esta localizada no centro histórico da cidade, a melhor opção para circular é a pé. Acorde, tome um bom café da manhã e esteja pronto para andar bastante por lá, inclusive subir e descer boas ladeiras. Quando precisar ir até pontos mais distantes, tome um táxi ou alugue uma charrete para entrar no clima histórico da cidade.

Tiradentes não tem aeroporto, portanto, para chegar até o município é possível escolher pegar um ônibus de Belo Horizonte ou a Maria Fumaça de São João Del Rei.

Em dezembro e janeiro as chuvas costumam ser frequente na cidade. Entre abril e outubro, o tempo fica mais seco. Seja qual for a época que escolher viajar até Tiradentes, não se esqueça de levar agasalhos, pois um ventinho mais frio sempre costuma bater por lá, principalmente durante a noite. Faça as malas e boa viagem!



Comente!




*Campos obrigatórios