Viagens de Trem pela América Latina

Conheça os melhores roteiros para viajar de trem pela América Latina

Artigo publicado por Rodrigo Junior nas categorias: Dicas

O Brasil e sua ascensão econômica mudaram a rotina dos habitantes em vários aspectos. Cotidiano e alimentação, empregos, estudos, lazer e turismo. Este último em específico representado principalmente no número de pessoas que viajam atualmente, cresceu mais 1000% nos últimos 13 anos. Inclusive, viagens pela América latina, que podem ser mais rápidas que para outros continentes, já que você pode fazer esses roteiros num feriado prolongado. O Brasil não tem tradição ferroviária, portanto conhecer as viagens de trem pode ser uma boa pedida nas viagens pelo nosso continente. Veja os trens mais famosos da América Latina e embarque você também nessa viagem:

trem de passageiros

Trem do fim do mundo na Argentina

Localizado em nosso país vizinho, a Argentina, o trem do fim do mundo, ou Ushuaia, como é conhecido, fica no Parque Nacional da Terra e Fogo. Originalmente, o trem era usado para que presidiários pudessem recolher lenha para a população da região.

Atualmente, funciona para resgatar a história da Patagônia. O passeio pela história dessa região começa na Estação do Fim do Mundo (de onde vem o nome do famoso passeio de trem), que fica localizada e oito quilômetros de Ushuaia.

Neste trajeto, o turista irá se deparar com florestas antigas, rios e a reconstrução de assentamento nativo. Com parada na cascata Macarena e finalizando a viagem no interior do Parque Nacional da Terra e Fogo, o trem do fim do mundo é uma viagem de trem imperdível.

Trem da Morte- Bolívia e Chile

Origem do nome

O Trem da Morte assim é conhecido, não por conta de seu trajeto como alguns imaginam (que é sim cheio de percalços como pontes velhas e desfiladeiros), mas sim quando a composição transportava leprosos, doentes e vítimas de uma grande epidemia de febre amarela na região de Santa Cruz, responsável por várias mortes no século passado.

Trajeto

A viagem começa na Estação Puerto Quijarro na Bolívia e tem em seu destino final a cidade Santa Cruz.

Puerto Quijarro é uma estação extremamente movimentada e o trem muito disputado por nativos. Não existe conforto para realizar essa viagem, mas o custo pode compensar. A passagem custa algo em torno de seis reais. E a estação fica próxima da fronteira entre Bolívia e Brasil na cidade de Corumbá – MS, tendo ônibus saindo de São Paulo e outras regiões do país.

Os viajantes mais experientes dizem que o ideal é você comprar seu bilhete na estação pois existem muitos “cambistas” que inflacionam o valor das passagens. Aliás, esta é uma característica da viagem pela Bolívia, que apesar de ser um país barato para brasileiros, pode virar uma viagem bem cara se você não se informar direito antes, pois até as autoridades do país costumam praticar a famosa propina.

viagem de trem

Trem turístico da região do Maule no Chile

Inaugurado recentemente, o trem turístico da região do Maule no Chile tem o objetivo de mostrar aos turistas estrangeiros a cultura, artesanato e gastronomia do país, com saída na cidade Talca, o trajeto tem paradas em três estações que são Corinto, Curtiduría e, sua parada final, Gonzáles Bastías.

A parada mais longa é a de Gonzáles Bastías para almoçar, desfrutar da paisagem e dos deliciosos vinhos vendidos no local.



Comente!




*Campos obrigatórios